TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 5,6,7 E 8

Artigos Científicos: Aula Tema 5,6,7 E 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas

Aula tema 5

1-A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim de 2008, na maioria dos países provocou desemprego, e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Este fato influenciou diretamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Como consequência, é possível afirmar que:

Resposta correta: Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

2-A Conferência Rio+20 figurou como um cenário-chave para o reordenamento geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discutiu um maior controle empresarial sobre o uso dos recursos naturais e a necessidade do emprego de novas tecnologias ambientalmente adequadas. Nesta perspectiva, a Conferência das Nações Unidas Rio+20 teve como tema central:

Resposta correta: O estímulo ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.

3-Assinale a alternativa correta quanto ao conceito da Nova Economia ou Economia Verde:

Resposta correta: A economia verde não é só uma questão de modismo ou de inovação, mas uma mudança de mentalidade necessária para o desenvolvimento sustentável.

4-Sobre o tema Economia Verde, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes proposições:

Resposta correta: V – V – F – V.

5-Na última década, as grandes empresas transnacionais, boa parte dos governos do mundo e os meios de comunicação de massa passaram a defender a adoção de um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como economia verde e que tem recebido análises e críticas de diferentes setores da sociedade.

Marque, a seguir, a alternativa que melhor se adapta à proposta da chamada economia verde:

Resposta correta: Utilização sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento e manutenção dos serviços ambientais.

6-O desenvolvimento de energias alternativas, de acordo com um relatório da ONU, deve criar mais de 20 milhões de empregos ao redor do mundo nas próximas décadas. Entretanto, a criação de empregos vai depender da implantação e expansão de políticas que estimulem a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e a migração de subsídios das antigas formas de energia para as novas.

Resposta correta: Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Aula tema 6

1-O empreendedorismo relaciona-se com:

Resposta correta: I, II, III e IV.

2-Existe um mito de que uma pessoa nasce empreendedora. Contudo, o comportamento empreendedor é construído ao longo da vida, por meio do desenvolvimento de características e habilidades específicas. Entre as opções apresentadas, não é uma característica e/ou hábito do comportamento do empreendedor:

Resposta correta: Insegurança para assumir riscos.

3-As organizações vêm percebendo a necessidade de modificar seus modelos de negócios. Isso pode ser feito por meio das ações elencadas a seguir, exceto:

Resposta correta: Inclusão da sustentabilidade econômica e ambiental em seus modelos de negócios.

4-Entre os fatores essenciais para um modelo de negócios sustentáveis destaca-se:

Resposta correta: Apenas a afirmação III é verdadeira.

5-Todos os conceitos, a seguir, são oportunidades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, exceto:

Resposta Correta: Combustíveis fósseis.

6-A alternativa que não representa uma das práticas para que um profissional comprometido com a sustentabilidade torne-se um líder é:

Resposta Correta: Utilizar iniciativas próprias.

Aula tema 7

1-Atualmente, 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidos anualmente. Esses produtos, oriundos basicamente dos Estados Unidos e da Europa, são descartados e levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde geram emprego e renda, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 1990, sua vida média era de quatro anos; agora, é de apenas um ano e meio. Esta situação exige uma expansão na criação de produtos e serviços sustentáveis e de inovações sustentáveis no modelo de negócios das empresas.

O texto se refere a um dos problemas ambientais de maior incidência no mundo, o qual vem exigindo a formulação e adoção de tecnologias inovadoras sustentáveis.

Trata-se do lixo que contém

Resposta correta: Resíduos eletrônicos.

2-Na atualidade, proteger o meio ambiente e minimizar impactos socioambientais são ações que consistem em assumir atitudes cotidianas, pessoais e coletivas, bem como adotar tecnologias ambientais de diversas áreas. Assinale a medida que NÃO está de acordo com esta afirmativa:

Resposta correta: Implantação de indústrias de reciclagem em áreas de preservação natural, com o objetivo de gerar mais recursos econômicos.

3-Atualmente, na sociedade globalizada, vivemos um tempo de expectativas e de crises políticas, econômicas e de outras origens. É um momento cheio de possibilidades, de desafios para se refletir e praticar um novo saber e de apresentar novas ideias. Essas questões são presentes no cotidiano contemporâneo ao lado de um arrojado desenvolvimento técnico-científico, que, muitas vezes, perde a função de busca do sentido para a vida e da utilização do conhecimento para benefício da humanidade e para a conservação ambiental.

Resposta correta: Os investimentos em novas tecnologias que buscam auxiliar a superação da crise ambiental podem contribuir para a sustentabilidade.

4-Cada vez mais existem evidências que indicam que o desenvolvimento econômico fundamentado na queima de combustíveis fósseis tenha de fato contribuído para as mudanças climáticas globais, diante da emissão de gases de efeito estufa, tais como o gás carbônico e o metano. Esta constatação tem estimulado a pesquisa e adoção de novos processos para a geração de energia e que sejam ambientalmente adequados. Com base nesse texto, é INCORRETO afirmar que:

Resposta correta: Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera, enquanto os países em desenvolvimento não contribuem significativamente para as mudanças climáticas globais.

5-Segundo alguns autores, uma Nova Revolução Industrial tem avançado nas últimas décadas em resposta aos problemas ambientais globais. Nesta perspectiva, suas principais características são:

Resposta correta: Inovação tecnológica com foco na sustentabilidade socioambiental em diversos setores produtivos.

6-A sustentabilidade exige que mudemos nossa maneira de habitar a Terra, de produzir, de distribuir, de consumir e de tratar os dejetos. Desta forma, teremos que reinventar um novo modo de estar no mundo conosco, com os outros e com a natureza. Com base nessas ideias, marque a opção correta:

Resposta correta: As inovações sustentáveis auxiliam as empresas na geração e adoção de novas plataformas de negócios e de produtos e serviços sustentáveis.

Aula tema 8

1-As tecnologias limpas são um conjunto complexo de técnicas, artes e ofícios com base nos princípios da sustentabilidade, por meio da utilização de meios de produção que geram menor poluição ambiental e menor consumo de energia do que as tecnologias tradicionalmente usadas nas indústrias. Entre as tecnologias limpas estão:

Resposta correta: I, III e IV.

2-Sobre as tecnologias limpas, afirma-se:

Resposta correta: V – F – V – F.

3-O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou o desenvolvimento de diversos tipos de fontes de energia, sendo necessário que utilizemos mais as fontes de energia renováveis e limpas no lugar das fontes de energia não renováveis. Sobre isso é correto afirmar que:

Resposta correta: As atividades de extração, refino e transporte de petróleo possuem o potencial de causar sérios riscos ambientais.

4-O aumento da produção industrial e o intenso processo de urbanização mundial contribuem para o crescimento do consumo. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:

Resposta correta: Os países que apresentam elevado consumo per capita expõem a natureza a riscos de esgotamento e, muitas vezes, inviabilizam o uso sustentável dos recursos naturais.

5-Alguns dos maus hábitos mais comuns relacionados ao uso da água são tomar banhos demorados, deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou lavar louça, usar a mangueira para regar o jardim e lavar carros e calçadas. Pode-se dizer que esses hábitos contribuirão para:

Resposta Correta: A diminuição da disponibilidade de água para a região e o aumento de seu custo.

6-(Enem, 2009 ‒ Adaptada) Entre as consequências que podem ser atribuídas à crescente intensificação da exploração de recursos naturais, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico ao longo da história, está:

Resposta Correta: A ocorrência de impactos ambientais de grandes proporções, por exemplo, o derramamento de óleo por navios petroleiros.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »