TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 7

Trabalho Universitário: Aula Tema 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 07: As Diferenças Sociais

A vida em sociedade remonta às discussões sobre as diferenças sociais. Durante o século XX, foram vários os movimentos sociais que buscavam uma sociedade igualitária. Contudo, é uma utopia pensar que uma sociedade "igualitária" significa uma sociedade de iguais, já que isso não condiz com a realidade humana e sua complexidade. Uma sociedade igualitária deve remeter à obtenção de direitos iguais a todos, independentemente de sua condição social, sexual, de raça, de etnia, etc.

O atendimento às necessidades básicas como alimentação, moradia, saúde, bem-estar social, entre outros, deve integrar os direitos fundamentais da existência humana. Entretanto, as diferenças entre os homens fazem com que, ao longo de suas respectivas vidas, alcancem e conquistem coisas diferentes, por isso sempre haverá algum grau de diferenciação social.

Um estrato significa um conjunto de pessoas que detêm o mesmo status ou posição pessoal e a expressão estratificação social é utilizada para denominar a divisão de uma sociedade em camadas ou estratos. Em cada um destes estratos, os ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais. Como exemplo, de sociedades estratificadas, é possível citar as estruturas de castas, estamentos ou classes sociais, sendo que a estratificação é causada por fatores como a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a especialização. À estratificação social se associam diretamente as barreiras sociais, que consistem em todo elemento cultural destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou camada social.

Por outro lado, a expressão "desigualdade social" descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Em diferentes graus, ela é verificada em qualquer sociedade, pois a igualdade é uma impossibilidade social. No combate às desigualdades é fundamental, então, se buscar a equidade social que passa pela permanente redefinição e ampliação gradativa dos direitos fundamentais do ser humano, indistintamente.

A desigualdade social é hoje um dos grandes problemas do processo de globalização e vem sendo constantemente debatida. Na Sociologia, as discussões em torno da estratificação social se fazem especialmente a partir das análises feitas por Karl Marx e Max Weber. Marx foi o primeiro autor a utilizar com intensidade a expressão "classes sociais". Para ele, as classes constituem um sistema de relações em que cada classe pressupõe a existência de outra, ou de outras. No caso da sociedade capitalista, na perspectiva marxista, se verifica uma luta de classes entre a burguesia e o proletariado. Elas estão em permanente oposição, indicando, respectivamente, opressores e oprimidos.

Já para Weber, há três sistemas ou três ordens de estratificação em qualquer sociedade: a ordem econômica, a ordem social e a ordem política (ou legal). Para ele, as classes sociais se estratificam segundo o interesse econômico, em função de suas relações de produção e aquisição de bens, de modo que a diferenciação econômica é representada pelos rendimentos, bens e serviços que o indivíduo possui ou de que dispõe. Weber fala ainda da estratificação que corresponde ao status e baseia-se no prestígio social, além da estratificação social baseada no poder político.

Na atualidade, a estratificação e a desigualdade social devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com