TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 7

Pesquisas Acadêmicas: Aula Tema 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo da contabilidade

Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, designa a totalidade dos registros numéricos realizados com fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividades da empresa.

O objetivo da Contabilidade, segundo MARION, é fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da Contabilidade.

São considerados como usuários internos os gerentes, funcionários da área operacional, auditores internos, e os externos são auditores externos, fisco, investidores, e bancos.

A Contabilidade utiliza também, uma serie de técnicas próprias para atingir os seus objetivos, são elas: escrituração, demonstração contábil, Analise das demonstrações contábeis e Auditoria.

Na contabilidade temos sistema de informação que é um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatório.

Temos também informações de natureza econômica, financeira, física e natureza de produtividade.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.

Para fazer uma boa avaliação as empresas devem apresentar todas as informações da empresa e assim ter a avaliação adequada de sua situação patrimonial. As informações que não estiverem explicitas, devem constar em notas explicativas ou quadros complementares para que possam entender a verdadeira situação. A contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

Sendo ela social, através de avaliações ela permite conhecer o progresso e os lucros obtidos pelas entidades, também auxiliando em decisões importantes que podem resultar em futuros lucros.

Sendo parcialmente sociais suas avaliações são incertas e subjetivas, na qual as entidades operam em um próprio ambiente social e econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com