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Aula Tema 7

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Por:   •  8/10/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

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(CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) Identifique o conceito formulado por Pierre Bourdieu que se refere às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.

Escolher uma resposta.

a. Capital cultural.

b. Habitus.

c. Indústria Cultural

d. Violência simbólica. (Resposta certa)

e. Reprodução social.

(Aeronáutica, 2008 – Magistério Sociologia) Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus.

Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA:

Escolher uma resposta.

a. Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes).

b. O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo. (Resposta certa)

c. O conceito de Habitus está intimamente relacionado ao coletivo.

d. O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano.

e. Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados.

(ENADE, 2008 – Ciências Sociais – ADAPTADA) A noção de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu propõe-se a resolver um dilema teórico. Até então, para explicar os produtos culturais – arte, literatura, religião, ideologia –, escolhia-se entre duas vias exclusivas: o estruturalismo e o marxismo. Em síntese, isso significava o confronto entre duas tradições, em que se privilegiavam os produtos dotados de coerência interna, subtraindo-se os determinantes externos ou, então, caracterizavam-se tais produtos pelas funções sociais que eles exerciam, notadamente as funções ideológicas de justificação dos interesses das classes dominantes. Segundo esse autor, a noção de campo:

Escolher uma resposta.

a. Pressupõe que mito, religião e arte, apesar de forte presença simbólica, não cumprem nenhum papel político no jogo da dominação.

b. Nenhuma das alternativas é completamente verdadeira.

c. Sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo, articulando a ordem do simbólico em uma realidade complexa, em que a cooperação entre ambos transforma forças contrárias em aliados que agem graças ao seu embate e não apesar dele.

d. Considera língua, mito, arte e religião como estruturas estruturantes, ou seja, objetivas, atribuindo-lhes papel ativo.

e. Consiste na separação entre o poder e a violência.

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