TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 8

Ensaios: Aula Tema 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de Negócios Internacionais – Ava

Atividade Aula tema 3: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

Responder as perguntas a baixo em no Maximo 15 linhas

O que foi o Gatt?

Gatt corresponde a sigla General Agreement on tariffis and trade ( acordo geral de tarifas e comercio). O Gatt foi uma iniciativa criada depois da segunda guerra mundial para regular a economia global. Esta versão foi conhecida por Gatt em 1947. Economistas consideram que nas décadas de 50 e de 60, o Gatt contribuiu para o crescimento mundial atraves de continuas reduções de tarifas aduandeiras. Nas décadas de 70 e 80 a convenção passou por uma crise, que durante competição feroz os Estados Unidos resistiram fortemente ao Gatt e junto com a Europa foram levados a fixar taxas elevadas de juros, voltando assim para o proteccionismo. O Gatt foi o único órgão multilateral a tratar do comercio internacional até 1995 quando surgiu a OMC.

Como surgiu a OMC e quais são suas principais características?

A Organização mundial do comercio ( OMC ) surgiu em 1995 substituindo o Gatt, ela é uma instituição com fins jurídicos que objetiva proporcionar e regular o livre comercio entre os países participantes e foi colocada também, a supervisionar as políticas comerciais dos países e trabalhar junto ao Banco Mundial e ao FMI (Fundo Monetário Internacional) na adoção de políticas econômicas em nível mundial.

A OMC é regida baseada em cinco princípios, o princípio da “não discriminação”- tratamento igual a todos o seus membros; principio da “previsibilidade”, da concorrência leal; da “proibição de restrições quantitativas” e o princípio do “tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento”.Concluindo, a OMC abona o acesso eqüitativo entre os países caracterizando-se através de quatro mecanismos como o processo de adesão, os princípios, as rodadas de negociações comerciais e as soluções de controvérsias. Bem mais ampla que o Gatt, e que consegue aumentar ainda mais a abertura de mecados nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com