TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 01: A Transformação Dos Jornais Na Virada Do século XIX Para O XX

Artigos Científicos: Aula-tema 01: A Transformação Dos Jornais Na Virada Do século XIX Para O XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 01: A transformação dos jornais na virada do século XIX para o XX

Falaremos a seguir da transformação que a imprensa da cidade do Rio de Janeiro, importante centro cultural, sofreu na virada do século XIX para o XX. Tal mudança foi decorrência da implantação de novas tecnologias nos processos jornalísticos, como o telégrafo e a linotipo.

Dentre as tecnologias que passaram a fazer parte tanto da cena urbana quanto do imaginário coletivo, é possível citar também o cinematógrafo, o fonógrafo, o gramofone, os daguerreótipos e as impressoras Marinonis.

Os cinco periódicos mais importantes da cidade (Jornal do Brasil, Jornal do Commercio, Gazeta de Notícias, Correio da Manhã e O Paiz) buscavam se consolidar social e politicamente na sociedade. Para tanto, era importante inserir os novos artefatos tecnológicos em seus processos de produção de notícias, pois dessa forma atingiriam maior tiragem, mais qualidade e velocidade na impressão.

As novas máquinas foram essenciais na estruturação do jornalismo como meio de transmissão da informação neutra e atual. Além disso, os textos opinativos começaram a ceder espaço à informação imparcial.

Os novos artefatos evidenciaram aspectos de modernidade e, dessa forma, os acontecimentos narrados nos jornais direcionavam-se para o futuro.

Ou seja, o passado foi eliminado das publicações diárias:

“Têm-se olhos apenas para um futuro inaugurado com a inclusão do país num novo tempo: a República. Apaga-se (...) o passado filiado (...) à origem colonial, a um momento histórico que se quer esquecido.” (BARBOSA, 2010, p. 24)

A imprensa tornou pública a incorporação das novas tecnologias no país e assim enfatizou seu compromisso com a inclusão do Brasil na modernidade. A noção de tempo social, na virada do século XIX para o XX, se estabeleceu de maneira linear e orientada.

A estruturação dos textos nas linotipos - que são inseridas nos processos jornalísticos cariocas a partir de 1892 - acarretou profundas modificações também na função dos antigos tipógrafos, que foram gradativamente substituídos pelo linotipista, o novo profissional gráfico.

A possibilidade de elaborar os textos com mais velocidade resultou no aumento do número de páginas dos jornais. Porém, a transformação de maior impacto foi a possibilidade de atualizar as informações com mais velocidade.

Outra mudança importante foi a introdução da fototipia nas publicações, o que permitiu a utilização de fotografias, também essenciais para a proliferação das revistas ilustradas.

Mesmo antes da inserção da fototipia, os periódicos mais populares já usavam as ilustrações como representação da cena urbana. Porém, a partir de então, a imagem técnica conquistou lugar de destaque em todas as publicações. Assim, a imprensa “além de refletir o que se passa no mundo, também guarda nas páginas impressas o próprio mundo” (BARBOSA, 2010, p.32).

A importância da imagem nas publicações deveu-se também ao fato de que, na cidade do Rio de Janeiro, a maioria absoluta da população era analfabeta. Dessa forma, a textualidade dos jornais se fazia a partir da transmissão da informação por meio de fotografias. Assim, para que os periódicos atingissem grande tiragem e circulação, era necessário transformá-los em revistas ilustradas dos acontecimentos diários.

A construção da imagem como representação do real inseriu-se em um grande movimento cultural estabelecido a partir da segunda metade do século XIX. Nele, a fotografia passou a ser gradativamente vista como instrumento eficiente de reprodução do real e da verdade. Então, a imagem transmitia a noção de neutralidade das notícias.

A atividade nas redações também sofreu alterações. A informação recebida pelo serviço de telégrafo, tanto do interior do país quanto do exterior, passou a ocupar as primeiras páginas dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com