TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 01: O Desafio Da Leitura

Ensaios: Aula-tema 01: O Desafio Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

1- Qual (is) é o objetivo de se implantar e manter a brinquedoteca no contexto escolar?

Realizando-o em uma universidade, a brinquedoteca tem grande importância, como por exemplo, ajudar no desenvolvimento na ludicidade, ou seja, o brincar.

Também tem grande abrangência em formar profissionais na área lúdica, para incentivar de forma prazerosa uma atividade educacional por exemplo.

Serve também para uma melhoria na formação docente, onde o professor é formado em meio a mudanças. E também cria e mantém um acervo bibliográfico e de brinquedos, para que se possa ter finalidades favoráveis a educação.

2- Realizarem leitura, levantar dados e analisar artigos (estão em posse da funcionaria Cintia) referentes à :

A) Qual definição sobre brinquedoteca

O desenvolvimento social das crianças é um assunto importante e deve ser tratado de forma adequada, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo. Neste ponto, a brincadeira tem participação especial. No intuito de valorizar a brincadeira e fazer dela um ponto importante no desenvolvimento infantil, surge a Brinquedoteca, ajudando a suprir a necessidade de um espaço onde a criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade. É possível, também associar o aparecimento da Brinquedoteca como resultado de uma sociedade que teve de retirar a rua como local de encontro e brincadeira de crianças.

A brinquedoteca define-se em um ambiente de “faz de conta” onde a imaginação traz aprendizagens grandiosas se distribuídas de uma forma correta e bem elaborada.

A brinquedoteca, não é somente um espaço para se guardar brinquedos ou jogos, e sim um espaço todo desenvolvido e elaborado, para estimular a imaginação de uma criança no brincar.

Não há intervenções pedagógicas nesse caso, pois há incentivo e objetivo do desenvolvimento da criança.

B) Qual (is) objetivo de uma brinquedoteca.

O objetivo central de uma Brinquedoteca é o de oferecer aprendizagens diversificadas aos alunos, onde a mistura de brincadeira e estudo se unam de uma forma homogenia, onde a brincadeira vira um aprender contínuo.

Seu objetivo central é o de estimular crianças para que possam brincar livremente, sempre interagindo com outras crianças.

C) Sobre a organização de uma brinquedoteca (Como elaborar uma, quais materiais e atividades devem oferecer. Quem são os profissionais responsáveis pela sua organização? Qual profissional pode trabalhar? Qual o custo financeiro para se elaborar uma brinquedoteca? Quem é o público-alvo de uma brinquedoteca, ou seja, quem são os indivíduos que podem utilizar dos benefícios da brinquedoteca).

Para organização da mesma, é importante primeiramente que sejam definidas algumas características, como o local de instalação, e o mais importante a mobília que será utilizada e decoração do espaço escolhido, alimentando a imaginação das crianças, e proporcionando a motivação para brincar e sua segurança.

Essa organização deve seguir alguns critérios, como sua forma de produção (artesanal/ Industrial), qual sua utilização, como a faixa etária, material de fabricação , objetivos entre outros.

Deve ser priorizado também as normas e normas, composição de objetivos, e principalmente o profissional para que ministre as atividades; Este profissional deve possuir conhecimento básicos sobre o funcionamento do local e o comportamento das crianças socialmente falando.

O custo financeiro de uma brinquedoteca, depende de muitas coisas, são necessários recursos financeiros para adaptação do imóvel, mobília e um lote mínimo de brinquedos, e capital de giro para garantir a manutenção e a renovação dos brinquedos

2- Levante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com