TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 02: E-business Global E Colaboração

Artigos Científicos: Aula-tema 02: E-business Global E Colaboração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

A Internet fornece um conjunto de tecnologias e padrões de tecnologia que facilitam a sua implementação e uso, além de ser universal para todas as organizações. Com isso, a comunicação direta entre os parceiros comerciais traz vantagens para todos nas negociações, eliminando a necessidade de intermediários e procedimentos burocráticos. Essa tecnologia possibilita acessibilidade, visibilidade e disponibilidade em tempo integral.

A internet promove também a criação de pontos de vendas para as empresas, que utilizam informações e sistemas para atrair novos consumidores e interessados, que de outra maneira não seriam clientes. A utilização de sistemas de informações gerenciais no comércio eletrônico, aliado à tecnologia, resulta na redução dos custos operacionais.

Em função do crescente aumento do acesso à internet pela população, os negócios eletrônicos crescem e se expandem rapidamente. Atualmente encontramos na internet: lojas virtuais, os serviços de corretor de informações e corretor eletrônico de valores, o mercado eletrônico, empresas que oferecem serviços digitais online, as redes sociais e os portais de conteúdo. Em cada um desses tipos podemos encontrar diversas maneiras de negociações. O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada no comércio eletrônico para realizar transferências de valores, porém encontramos outras formas que também utilizam a transferências de valores entre contas, como a carteira digital, o Smart Card, o cheque e o dinheiro eletrônico.

O comércio eletrônico pode ser dividido em três categorias de negócios.

Lojas eletrônicas: realizam vendas diretas aos consumidores de produtos e serviços na internet. A disponibilidade na internet permite ao anunciante fornecer informações de modo rápido aos clientes sobre produtos, serviços, preços, condições de pagamento, pedidos, prazo e rastreamento da entrega.

Negociação de produtos e serviços entre empresas: as soluções web são utilizadas nesse caso como meio de comunicação e intercâmbio eletrônico de dados.

Negociações entre consumidores: produtos e serviços comercializados diretamente entre clientes, que assumem o papel de anunciante e interessado e negociam livremente.

Os mercados eletrônicos on line colocam os fornecedores em contato com os consumidores, gerenciando operações automáticas. Esses mercados normalmente são administrados por grupos de empresas pertencentes ao mesmo setor, visando a negociações e contratos específicos. Podemos citar os tipos mais comuns de mercados eletrônicos, como os mercados distribuidores, que oferecem uma grande variedade de produtos para os compradores, utilizando de catálogos online atualizados.

As plataformas de fornecedores oferecem serviços automatizados para a seleção da melhor oferta, na gestão de contratos, pedidos e formas de pagamentos para os compradores. Permitem também a criação de catálogo e de gerenciamento de conteúdo, de pedidos, faturamento e ofertas. Os mercados independentes conectam milhares de fornecedores e compradores com interesses em comum, agrupados por localidade, na sua maioria autônomos e algumas empresas do setor de serviços.

Existem mercados eletrônicos que são propriedades de um grupo de empresas e são utilizados para relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com