TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 06: Preparando-se Para O Mercado Sustentável - Modelo De Sustentabilidade Empresarial E As Competências Dos Profissionais Da Sustentabilidade

Artigo: Aula-tema 06: Preparando-se Para O Mercado Sustentável - Modelo De Sustentabilidade Empresarial E As Competências Dos Profissionais Da Sustentabilidade. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade RSMA

1 – A questão da responsabilidade social é inerente às organizações. Muitas empresas estão publicando espontaneamente seus balanços sociais, evidenciando a responsabilidade social corporativa.

Sobre o balanço social, é correto afirmar que:

Resposta Correta: É o documento que avalia a situação da empresa na dimensão social, registrando realizações no campo da educação, cultura e qualidade de vida.

2- Afirmação 1 – Um indicador de sustentabilidade, quando utilizado em conjunto com outros, pode aumentar a qualidade da informação.

Afirmação 2 – Dependendo da forma como as informações são cruzadas, possibilitam análise sistêmica de um contexto organizacional. Analisando as duas afirmações acima citadas, conclui-se que:

Resposta Correta: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

3 - São considerados indicadores de sustentabilidade corporativa:

I. Indicador ISE-Bovespa.

II. Indicador Ethos.

III. Indicador de governança corporativa.

IV. Dow Jones Index.

V. Indicador shareholder.

Resposta Correta: . I, II e IV.

4 -Sobre os fatores críticos para a sustentabilidade, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) Quando um caminhão carregado de combustível provoca um acidente, derramando o produto, que infiltra no solo, estamos diante de um exemplo de degradação ambiental.

( ) As necessidades dos consumidores de baixa renda e das camadas sociais menos favorecidas devem ser repensadas pelas indústrias quanto ao desenvolvimento sustentável.

( ) Programas e políticas públicas devem impedir a promoção de uma efetiva redistribuição de renda a fim de que as camadas excluídas da sociedade possam melhorar a qualidade de vida.

( ) O consumo na sociedade industrial provoca impactos financeiros não somente aos consumidores, mas também gera impactos econômicos devido às tecnologias que representam altos custos.

( ) Muitas vezes o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, sendo que este último depende do consumo crescente de energia, podendo levar ao esgotamento dos recursos naturais.

Resposta Correta: V, V, F, V e V.

5- Nem todas as organizações inovadoras são sustentáveis. A urgência da responsabilidade social e ambiental, imposta pela crise ambiental que coloca todos os setores da sociedade mundial em alerta, torna ainda mais importante a discussão sobre o papel da inovação nas instituições.

Com relação à inovação para a sustentabilidade,

I. É importante a busca de tecnologias para a substituição de processos, equipamentos e infraestrutura atuais por correspondentes mais seguros do ponto de vista ambiental e social.

II. Os mercados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com