TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 07: Desenvolvimento Econômico Da Rússia

Artigos Científicos: Aula-tema 07: Desenvolvimento Econômico Da Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 07: Desenvolvimento Econômico da Rússia

PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia

Com PIB Nominal de aproximadamente US$ 2 trilhões e crescimento em torno de 3,4%, a Rússia destacou-se como a 8ª principal economia do mundo, em 2012, após o Brasil. O setor de serviços é o principal ramo de atividade e respondeu por 59% do PIB em 2012, seguido do industrial, com 37%, e do agrícola, com 4%. A população de 141,9 milhões de habitantes é 99,6% alfabetizada e possui expectativa de vida de 69 anos. No ranking do IDH de 2012, o país posicionou-se no 55º lugar.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cresceu a um ritmo mais fraco no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2013 e ficou em 0,9% – um pouco acima da projeção do Ministério de Economia russo, segundo dados preliminares da agência de estatísticas do país.

A previsão do governo era que o PIB aumentaria 0,8% entre janeiro e março em relação há um ano antes. No quarto trimestre do ano passado, o PIB russo avançou 2% na comparação anual.

Recentemente, o ministério previu que a economia russa poderia entrar em recessão no primeiro semestre de 2014. De modo geral, os economistas consideram que dois trimestres seguidos de contração configuram uma recessão. Para todo o ano de 2014, Moscou prevê alta de 0,5% do PIB, após a expansão de 1,3% registrada no ano passado.

Condições de Trabalho

Empresas russas geralmente mantêm o horário de expediente, de segunda a sexta-feira das 9:00 -18:00, com uma pausa de uma hora ao meio-dia. Nas grandes cidades, como Moscovo, as lojas costumam abrir aos domingos.

Etiqueta do negócio varia de pessoa para pessoa e é semelhante à da Europa Ocidental.

Educação e Hábitos de Consumo da População da Rússia

A Rússia possui um dos níveis de analfabetismo mais baixos do mundo - apenas 0,6%. Ou, em termos de alfabetização, 99,6% da população sabe ler e escrever. Isto se deve ao sistema educacional criado durante a era da URSS (era em que praticamente 100% da população sabia ler e escrever). Cerca de três milhões de estudantes estavam inscritos em cerca de 519 institutos superiores e em 48 universidades. Com grande ênfase à Ciência e à Tecnologia, quase todos os estudantes acabavam os cursos com diplomas de altas referências e qualidades.

Hoje em dia, a Rússia possui 618 institutos superiores de educação pertencentes ao Estado - todos eles com referências do governo. No ano letivo de 2003/2004, 5 947 500 de estudantes estavam inscritos em institutos superiores. Ainda existem outros 619 institutos privados, dos quais metade tem também referência do governo russo.

Nos últimos anos, a Rússia vive uma euforia consumista sem paralelo em sua história recente. Obrigada a represar o desejo de compras durante muito tempo -- primeiro, no período comunista, e, mais recentemente, durante a grave crise econômica deflagrada em 1998 --, a população do país decidiu ir à forra, demonstrando apetite impressionante. Celulares de última geração, TVs de plasma e automóveis importados fazem parte da lista atual de objetos de desejo das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos. Alguns desses produtos chegam a registrar uma média de aumento de consumo de 170% ao ano desde 2003 (veja quadro abaixo). Moscou é uma espécie de epicentro do fenômeno. Lá, concessionárias de carros e grifes de moda batem recordes de vendas. O shopping mais frequentado do mundo fica na cidade -- o Mega-1, gigantesco complexo que conta com mais de 250 lojas e recebe 52 milhões de visitantes ao ano desde que foi inaugurado, em 2002.

O crescimento da classe média veio acompanhado por mudanças significativas em seu perfil. Antigamente, só quem tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com