TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automedicação

Resenha: Automedicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A auto-medicação é o ato de tomar medicamentos sem receita medica ou além da dose receitada,os perigos deste ato são mais fortes do que qualquer comodidade ou facilidade que a automedicação pode trazer.

A DOSE CORRETA É O QUE DIFERENCIA O REMÉDIO DO VENENO, ou seja, mesmo quando o remédio é seguro em sua dose correta, ele torna-se tão perigoso quanto as drogas se usado de forma exagerada.

Quem entre nos já não tomou aquele medicamento indicado por um vizinho, colega de trabalho ou familiar?

Principalmente os analgésicos (remedinhos milagrosos contra dores), e acabamos nos esquecendo que devemos tomar cuidado com o uso contínuo destas medicações, pois podem ocasionar efeitos colaterais. Os mais comuns são relacionados ao sistema digestivo como dor no estômago, náuseas, gastrite, úlceras, diarréias e até problemas no fígado. As hemorragias gástricas chegam até 25% dos doentes que usam estas medicações cronicamente. E os mais graves e muito comuns são alterações no sistema sanguíneo e nos rins.

Quantas vezes pensamos em economizar dinheiro ou tempo com uma consulta, achando que os sintomas são de uma doença conhecida ou que já tivemos?

Mas este barato pode sair muito caro pois o menor risco de tomar medicamentos sem orientação profissional é o que ele não sirva para nada,porem muitas vezes pode ocorrer:

REACÕES ALERGICAS

ERRO NA DOSAGEM

EFEITOS COLATERAIS GRAVES

E PRINCIPALMENTE O DESENVOLVIMENTO DE DEPENDENCIA.

Que são possibilidades que não devem ser descartadas e o pior de todos O

MEDICAMENTO ERRADO PODE DISFARÇAR SINTOMAS FAZENDO QUE O REAL PROBLEMA SE AGRAVE E SE PERDA UM TEMPO IMPORTANTE PARA SEU REAL TRATAMENTO, portanto antes de tomar aquele remédio que lhe parece inofensivo, pense duas vezes:

Pode não acontecer nada, mas quando acontecer pode ter causas irreversíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com