TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula Tema 3 Direitos Humanos

Casos: Ava Aula Tema 3 Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1. Introdução

2. Texto 1

2.1 Texto 2

3. Considerações Finais

4. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

Após a pesquisa realizada, pode-se relatar que houve uma evolução histórica dos direitos humanos fundamentais, principalmente ao final do sec. XVIII, e a partir desse momento começa a surgir os ditames da democracia e dos direitos fundamentais que teve uma sucessão de gerações, cada uma tratando de bens comuns à sociedade.

Relata dois tema muito importante, saúde, que será tratado no primeiro texto e se encaixa nos direitos fundamentais da primeira e segunda geração, e também meio ambiente, que será visto no segundo texto e se enquadra nos direitos fundamentais da terceira geração, onde são precipuamente, direitos fundamentais requeridos pelo indivíduo devido ao processo de descolonização do segundo pós-guerra e também pelos avanços tecnológicos, delineando assim direitos de titularidade coletiva e difusa.

2. TEXTO -1

Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica

A saúde e um dos principais direitos a serem tratados na primeira e segunda geração, e que em 1988,a constituição brasileira garante a todos os cidadãos o direito à saúde, por força de vários dispositivos constitucionais, onde está prescrito em vários deles, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado (art. 196).

A saúde, como premissa básica no exercício da cidadania do ser humano, constitui-se de extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito à qualidade de vida, escopo de todo cidadão, no exercício de seus direitos. Isto posto, na esfera jurídica, o direito à saúde se consubstancia como forma indispensável no âmbito dos direitos fundamentais sociais.

Os direitos fundamentais chamados de primeira geração, são teorizados pelo seu cunho materialista, ao qual, foram atingindo estas características através de um processo cumulativo e qualitativo designando uma nova universalidade com escopos materiais e concretos.

os direitos da referida segunda geração estão ligados intimamente a direitos prestacionais sociais do Estado perante o indivíduo, bem como assistência social, educação, saúde, cultura, trabalho. Pressupostos a isto passam estes direitos a exercer uma liberdade social, formulando uma ligação das liberdades formais abstratas para as liberdades materiais concretas.

2.1 TEXTO -2

Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica

Meio ambiente, tema muito tratado na terceira geração, já que a partir daí começam a aparecer alguns problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com