TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Direito E Legislação

Exames: Ava Direito E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

1- Introdução

Diabetes é uma deficiência do metabolismo, uma doença causada pela disfunção na produção de insulina ou pela resistência dos tecidos a sua ação.

O pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio da insulina, sua função é simples: aumentar à permeabilidade da membrana plasmática a glicose. É também conceituada como uma doença crônica degenerativa.

1.1 Entendendo sobre a Diabetes

Do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos, depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebradaem partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue.

Esta substância é o principal combustível para o corpo.

Para que a glicose possa entrar nas células, ela precisa da ajuda da insulina. A insulina produzida no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Já nas pessoas com diabetes, o pâncreas produz pouca insulina e as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. Neste caso a glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células. Desta forma o corpo perde sua principal fonte de combustível a energia, pois há glicose no sangue, ela não pode ser jogada fora sem ser utilizada.

A insulina quando estimulada, as células musculares e hepáticas a transforma em pequenas moléculas de glicose em grande molécula de glicogênio, estimulando, assim, a lipogênese.

Após ser metabolizada dentro da célula, a glicose se transforma em energia. Isto só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, o que permite que a célula receba a glicose e seja transformada em energia, assim, realizando todas as suas funções.

1.2 Características

Suas principais características são: hiperglicemia quando há uma elevação da quantidade de glicose no sangue e também quando ocorre a glicosúriaque é quando há presença de açúcar na urina.

Seus sintomas mais frequentes estão: apetite exagerado, o aumento da frequência em urinar, apetite exagerado, sede exagerada, inflamações dos nervos, perda de peso, coceiras e doenças na pele, etc.

Esta deficiência na produção de insulina, faz com que o diabético adote uma dieta evitando doces, massas (pois estas ao serem metabolizadas dentro de nosso organismo são transformadas em glicose), bebidas alcoólicas, etc.

É importante controlar a alimentação, agindo dessa forma conseguirá levar uma vida evitando riscos de ser acometido pelas complicaçõesde diabetes.

1.3 Quais os tipos existentes de diabetes?

Diabetes do tipo 1

Diabetes do tipo 2

Diabetes gestacional

Diabetes tipo 1

Geralmente surge na infância e adolescência, o que torna os pacientes dependentes de insulina por toda a vida. Este tipo de diabetes significa que o sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. Quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Diabetes do tipo 2

São diagnosticada 90% a 95% pessoas com esta doença. Este diabetes está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal.

Diabetes gestacional

É uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.

2 - Objetivo

Os materiais utilizados para aula prática foram:

- Kit reagente

- Pipetas

- Tubos de ensaio

- Tubos de coleta

- Centrífuga

- Banho Maria 37ºC

- Espectrofotômetro

- Amostra de materiais colhidos de Flávia e Aline

- Repipetador

- Ponteiras

- Luvas

- Álcool

- Algodão

- Seringa

- Agulha

- Garrote

- Papel toalha

- Estante

- Micropore

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com