TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava (portugues)

Artigos Científicos: Ava (portugues). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

OS RECURSOS DE CLASSIFICAÇÃO E GENERALIZAÇÃO E O MODELO DE TIPOLOGIA

As ciências utilizam os recursos metodológicos de classificação e generalização. Na generalização observa-se um fenômeno algumas vezes e se procuram ou se criam as variáveis comum, repetidas na maioria deles, generalizando essa repetição para todas as ocorrências do fenômeno.

Onde os recursos são amplamente utilizados é em Marketing, como na segmentação de mercados, buscando grupos e generalizando-os.

Um dos grandes motivos de se generalizar e classificar consiste na facilidade de explicar um evento isolado. Assim, por exemplo, um plano de Marketing, ao considerar um público alvo, pode utilizar as classificações de desejos e comportamentos típicos daquele segmento para tentar prever vendas.

São infinitas as classificações, pois cada negócio e cada produto dentro dele pode ter um consumidor típico. Mesmo com imensa variedade as teorias de tipologia agrupam-se em alguns poucos fatores: Variáveis demográficas, traços de personalidade, estilos de vida, variáveis comportamentais.

Tipologia por critérios demográficos

Idade, sexo, estado civil, ocupação, renda, local de moradia, posição familiar entre outros, são divisões de grupos humanos em variáveis mensuráveis que chamamos de demografia. São utilizados tais critérios em pesquisas de mercado, com certos cuidados para previsões de comportamento.

A grande vantagem das tipologias demográficas está nas análises macroeconômicas, considerando-se um enorme contingente de pessoas. As variáveis assim como as classificações são infinitas, pois se podem criar tantas divisões quantas forem interessantes para um negócio em especial.

Para verificar se uma tipologia está adequada consiste tentar imaginar a fotografia da pessoa que as variáveis definem.

O variável sexo precisa ser bem mais pensado, com a entrada de mulheres no mercado de trabalho e no reino de consumo e negócios, sua influência já não é tão grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com