TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Estoque

Trabalho Escolar: Avaliação De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

METODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE NAS EMPRESAS COMERCIAIS

Os preços de compras dos produtos se alteram constantemente, ou seja, nem sempre se tem o mesmo preço de compra para o mesmo produto. Por isso, o contador deve definir qual custo deve aplicar às mercadorias do estoque.

Temos os seguintes métodos de avaliação de estoque:

• Custo médio ponderado ou média ponderada móvel (MPM)

O custo das mercadorias disponíveis para venda é dividido pelo total das unidades disponíveis para venda. O custo unitário médio ponderado resultante é utilizado na avaliação do estoque final.

Os custos determinados pelo método ponderado são afetados pelas primeiras compras do período, bem como pelas do fim do período. Assim, em um mercado de alta, o custo médio unitário será menor que o custo unitário corrente, ao passo que, em um mercado em baixa, o custo médio unitário será maior que o custo corrente.

• PEPS (Primeiro que entra, Primeiro que sai) ou FIFO (First in, First out)

Este método é baseado na suposição de que as primeiras mercadorias compradas são as primeiras a ser vendidas e que as mercadorias que permanecem nos estoques são da última compra, como ocorre com os perecíveis em um supermercado. Aplicando esse método dos fatos usados no exemplo, as duas unidades do estoque final seriam tratadas como se tivessem sido adquiridos pelas duas ultimas compras.

A suposição é que o estoque mais velho em geral é o primeiro a ser vendido.

Esse método também tem sido aproveitável, porque resulta uma avaliação nos estoques em conformidade com as tendências dos preços como se considera que os estoques consistem nas compras mais recentes e consequentemente, são valorizados pelos custos mais recentes, tal valorização segue as tendências do mercado.

• UEPS

Por esse método supõe se que os custos mais antigos são aplicados às mercadorias disponíveis.

De acordo com Muller, a escolha entre o PEPS e o UEPS terá impacto sobre as importâncias apresentadas na demonstração do resultado da empresa, no item do custo de mercadoria vendidas. Isso por sua vez, afetará os dados do lucro bruto e lucro líquido.

Ele ainda diz que, aqueles que são favoráveis ao UEPS acreditam que a expressão “Ultimo a entrar – Primeiro a sair” não se refere necessariamente a um pressuposto em relação ao fluxo de mercadorias, porém, a uma suposição relativa ao fluxo dos custos. Isso porque o resultado apresenta o valor mais recente das vendas (receitas atuais) que diminuindo dos custos apurados pelo UEPS (Últimos custos), apresenta um resultado mais atualizado.

Aqueles que defendem o PEPS afirmam que o saldo dos estoques no balanço patrimonial fica mais atualizado, uma vez que as mercadorias remanescentes são avaliadas pelos valores mais recentes.

O UEPS não é aceito pela legislação fiscal como um método de valorização dos estoques, já que tende a apuração de um lucro inferior apurado adotando-se os critérios de custo médio, identificação especifica e PEPS.

O ideal, portanto, é a combinação dos métodos; dependendo da finalizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com