TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço 1045

Exames: Aço 1045. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar o comportamento da conformação do aço 1045 quando submetido à diversos tratamentos térmicos. Diversas amostras foram submetidas aos seguintes tratamentos: normalização, recozimento, têmpera à óleo e têmpera a salmoura. Através dos ensaios mecânicos de compressão e dureza, suas propriedades foram comparadas entre si e com as propriedades das amostras não-tratadas. Metalografias foram realizadas para caracterizar a micro-estrutura das amostras a fim de validar os tratamentos térmicos realizados e analisar as amostras no estado pósconformadas. As amostras temperadas obtiveram alta dureza, e a têmpera a óleo apresentou uma taxa de compressão de 2%. A amostra não tratada e as amostras recozidas e normalizadas plenamente apresentaram taxas de compressões similares, em torno de 75%. Palavras chaves: tratamento térmico, conformação mecânica, aço SAE 1045.

1) INTRODUÇÃO:

Em diversas aplicações os materiais fornecidos por processos de produção convencionais possuem características inadequadas que podem influenciar negativamente o seu desempenho e até mesmo comprometê-lo. Empenamentos, tensões internas e estruturas indesejadas surgem com frequência e afetam as propriedades do material. Para solucionar esses problemas alguns tratamentos térmicos podem ser empregados, envolvendo aquecimento e resfriamento subsequente, dentro de condições controladas de temperatura, tempo, ambiente de aquecimento e velocidade de resfriamento [1]. Na maioria dos casos os tratamentos térmicos são aplicados a ligas Fe- C, em especial aos aços.

Com 0,45% de carbono em sua composição, o aço SAE 1045 é classificado como aço de médio teor de carbono com boas propriedades mecânicas e tenacidade bem como boas usinabilidade e soldabilidade quando laminado a quente ou normalizado [2]. As suas aplicações compreendem eixos, peças forjadas, engrenagens comuns, componentes estruturais e de máquinas, virabrequim [3].

O objetivo do presente trabalho é o estudo dos efeitos de diferentes tratamentos térmicos, a saber, têmpera, recozimento e normalização no aço SAE 1045.

A realização dos tratamentos térmicos exige o conhecimento da curva T do material, que relaciona as principais variáveis deste com o comportamento da microestrutura; conforme exibido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com