TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açucar

Ensaios: Açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 15

KROTON/IUNI/ UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 5º SEMESTRE

CARACTERÍSTICAS, FABRICAÇÃO E PROCESSAMENTO DO AÇÚCAR CRISTAL DE 1 Kg

Disciplina: Tecnologia Mecânica Fundamentos de Mecânica

Professor: Lúcia Barbalho

Alunos: ALMIR AUGUSTO SANTOS

MAICON WILLIAN FERREIRA

WALISON GERÔNIMO BEZERRA

JHENYFFER A. PAULA

ALEX SANDER HERERRO

TANGARÁ DA SERRA, MT-BRASIL

11 DE SETEMBRO DE 2013

CARACTERÍSTICAS, FABRICAÇÃO E PROCESSAMENTO DO AÇÚCAR CRISTAL DE 1 Kg

Tecnologia Mecânica Fundamentos de Mecânica

Trabalho exigido como forma de obtenção de pontos para nota parcial da disciplina de Tecnologia Mecânica Fundamentos de Mecânica do curso de Engenharia de Produção – 5º semestre, Universidade de Cuiabá – Campus Tangará da Serra.

Prof. Lúcia Barbalho

TANGARÁ DA SERRA, MT-BRASIL

11 DE SETEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

1- Introdução 05

1.1- Cana de açúcar no Brasil 05

2- Descrição do açúcar 05

2.1- Tipos de açúcar e suas diferenças 06

3- Açúcar cristal branco 08

3.1- Características gerais do açúcar 08

3.2- Embalagem (Cristal branco) 08

3.3- Embalagem (VHP) 08

3.4- Parâmetros técnicos 09

3.5- Aspéctos físico-químicos 09

3.6- Aspéctos microbiológicos 14

4- Fabricação de açúcar 16

4.1- Fluxograma da produção 17

OBJETIVO

Gerar informações sobre o açúcar e descrever o processo produtivo do açúcar cristal de 1 kg e descriminar os pontos mais importantes do processo de fabricação e produção (produto, qualidade, segurança e mercado).

1- Introdução

1.1- Cana-de-açúcar no Brasil

A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI, junto com os portugueses. O primeiro alvará que trata sobre a introdução da cana de açúcar no Brasil data de 1.516, expedido pelo rei de Portugal, D. Manuel. As primeiras mudas vieram em 1532, na expedição marítima de Martim Afonso de Souza.

Aqui a planta espalhou-se em solo fértil, com a ajuda do clima tropical quente e úmido e da mão-de-obra escrava vinda da África. O registro dessa nova colônia enriqueceu Portugal e espalhou o açúcar brasileiro, assim como aquele produzido na América Central, na colonização de franceses, espanhóis e ingleses - por toda a Europa. O açúcar era usado pelos europeus até então como remédio e de forma comedida para adoçar os pratos, comprado em boticas. Em virtude do aumento das exportações de açúcar de cana para a Europa, em função de seu preço baixo e do consumo crescente, a agricultura canavieira se caracterizou como o setor mais importante da economia colonial brasileira.

No sul do país, o primeiro engenho foi criado justamente por Martim Afonso de Souza em 1532, assim que as primeiras mudas de cana chegaram. Instalado em São Vicente, o engenho chamava-se "Senhor Governador" e contava com gente qualificada trazida da Europa para esta finalidade. As plantações e os engenhos da Zona da Mata nordestina e do Recôncavo Baiano constituem o maior pólo açucareiro da colônia, seguido por áreas do Maranhão, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O primeiro engenho nordestino foi fundado por Jerônimo de Albuquerque em Pernambuco, em 1535, chamado de Engenho de Nossa Senhora da Ajuda, próximo a Olinda. A partir de 1538 eles se espalharam pelas margens da Baía de Todos os Santos. A terra escura da região, o massapê, foi propícia à expansão da cultura canavieira na região.Aqui a planta espalhou-se em solo fértil, com a ajuda do clima tropical quente e úmido e da mão-de-obra escrava vinda da África. O registro dessa nova colônia enriqueceu Portugal e espalhou o açúcar brasileiro.

2- Descrição do açúcar

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com