TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA

Trabalho acadêmico: BIOSSEGURANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem como objetivo relatar a rotina da prática de biossegurança de um centro de estética na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, mostrando como é a rotina de biossegurança exercida pelos profissionais do seguimento de estética e beleza, os riscos biológicos que estão expostos tanto os profissionais como os clientes.

2 DESENVOLVIMENTO

Tornar o atendimento ao cliente seguro e dever de todo profissional consciente de normas vigentes, legislação, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI), limpeza, desinfecção, esterilização, desencarte de resíduos, doenças ocupacionais etc.

Os profissionais participantes deste estudo foram manicure e pedicure.

Durante a entrevista deste estudo verificou – se que estes profissionais não acreditavam que podiam ser agentes de transmissão de microorganismo e também não tinham conhecimento que possivelmente o “sanguinho” que muitas vezes sai após a retirada da cutícula poderia transmitir doenças.

Foi observado o baixo uso do EPI, baixa adesão a vacinação de VHB. Conduta incorreta após acidente, e não esterilização de todos os instrumentos metálicos foi observada apenas à esterilização do alicate de unha. Outra questão que foi observada e a reutilização de materiais que deveriam ser de uso único que o caso da lâmina, palitos e lixas.

Foi encontrado descarte de perfuro cortante em lixo comum. Baixa adesão dos profissionais ao uso de EPI, e também foi negligenciada a lavagem das mãos após a troca de clientes, tal ação e defendida como medida de precaução padrão.

O método utilizado para a esterilização do alicate de unha foi à estufa, observou-se que a mesma era aberta desordenadamente. E a adesão as normas de biossegurança pelas profissionais foram relativamente baixas e inadequadas.

4 CONCLUSÃO

As atividades que são realizadas nos estabelecimentos de estética e beleza proporcionam a transmissão de microorganismos e vírus como o da Hepatite A, C e HIV através do sangue contaminado que entrou em contato com os instrumentais e materiais.

Em meio a tantos riscos da disseminação microbiana ações educativas, podem e devem ser implantadas para que haja o conhecimento dos profissionais em relação às recomendações de biossegurança e risco ocupacional, levando em conta fatores sociais, econômicos e culturais.

Estes resultados mostram que tais inadequações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com