TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA

Ensaios: BIOSSEGURANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

As atividades humanas são as principais causas geradoras de resíduos e lixo, caracterizando-se como um grande problema para o desenvolvimento sustentável do planeta, pois causam grandes acúmulos de detritos.

Existem vários tipos de resíduos, industrial, agrícolas, hospitalar, material radioativo e lixo eletrônico, onde a contaminação pode ocorrer no descarte do mesmo, principalmente dos profissionais da saúde.

Profissionais da área da saúde estão expostos a riscos variados, onde a principal fonte de contaminação são em ambiente de trabalho com resíduos tóxicos, infectantes, químicos, radioativos ou perfuro cortantes. Conscientizar a maneira correta de descarte de resíduos, onde o manejo inadequado contamina os profissionais da área da saúde e alunos em estagio de faculdades.

O descarte de resíduos é fundamental que seja de maneira correta cada tipo de resíduos tem seu manejo correto e seu descarte.

2. Resíduos.

São materiais considerados sem utilidade por seu possuidor, todos os resíduos sólidos, semi-sólidos e os líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes da atividade industrial e do tratamento convencional de seus efluentes líquidos e gasosos que, por suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial a saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio publico e privado, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição.

2.1. Tipos de Resíduos.

2.1.1 Industrial: Os resíduos da cadeia produtiva são variados e apresentam um alto grau de toxidade, exigindo tratamentos diferentes, os quais envolvem todo o tipo de material que é dispensado no processo produtivo. Podem ser gases, cinza, lodo, óleo, resíduos alcalinos ou ácidos, plástico, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escória, vidro, cerâmica. Resíduos da construção civil também são comumente inseridos nesta categoria.

2.1.2 Agrícola: Dados de dezembro de 2012 apresentados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) informam que 94% das embalagens que entram em contato direto com os produtos químicos usados na agricultura são retiradas do campo e recebem destinação adequada.

A lista de exigências para o manejo dessas embalagens é grande, e poucas empresas têm a certificação exigida para reciclar esse tipo de plástico. Na maior parte dos casos, o material é transformado em conduítes, usado para revestir cabos elétricos na construção civil. Além dos adubos e fertilizantes, também fazem parte dessa categoria os dejetos da produção animal, ração e restos de colheitas.

2.1.3 Hospitalar:

O lixo produzido por hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas veterinárias e postos de saúde é altamente contaminante. Sua coleta e manejo precisam ser feitos por empresas especializadas. Material utilizado na área da saúde, como seringas, agulhas, bisturis, ampolas ou mesmo resíduos orgânicos de origem hospitalar, não pode ser misturado a outro tipo de lixo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece diferentes categorias para o resíduo produzido na área de saúde – cerca de 1% a 3% do lixo urbano produzido no Brasil – e boa parte do material, especialmente o perfurante, é incinerada. Equipamentos modernos facilitam o trabalho: uma tecnologia de incineração desenvolvida por uma empresa italiana pode transformar o material de origem hospitalar em uma espécie de serragem, mas nem todos os hospitais dispõem do equipamento.

Além disso, remédios sem uso ou com prazo de validade vencido também podem representar um risco para o meio ambiente, já que são geralmente descartados com o lixo doméstico comum. Dessa forma, oferecem o risco de envenar acidentalmente crianças e adultos e contaminam a água.

2.1.4 Material Radioativo:

O lixo radioativo é produzido especialmente por usinas nucleares, na produção e desmontagem de armas nucleares e por equipamentos médicos. Entidades ambientais protestam contra o uso de energia nuclear, defendida por especialistas como mais limpa por não emitir gases do efeito estufa. O Greenpeace publicou um relatório em que contradiz essa informação: afirma que a cadeia produtiva da energia nuclear emite mais gases do que fontes de energia renovável.

2.1.5 Lixo Eletrônico:

O maior perigo do lixo eletrônico é a contaminação por metais pesados, como mercúrio e chumbo. Para não poluir, os equipamentos precisam ser desmontados da forma correta, e cada componente precisa ser separado conforme a sua composição.

3. Descarte de resíduos

3.1 Descartes de resíduos Grupo A Resíduos Infectantes:

3.1.1 A1:

• Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos.

• Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4.

• Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponente rejeitadas por contaminação ou má conservação, ou com prazo e validade vencido e aquelas oriundas de coleta incompleta.

Descarte:

• Estes resíduos não podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio. Devem ser tratados através de processo físico ou outros processos que vierem a ser validados para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana, em equipamento compatível com Nível III de Inativação Microbiana.

• O tratamento deve ser acondicionado da seguinte forma: Se não houver descaracterização física das estruturas, devem ser acondicionados conforme está descrito do “gerenciamento de resíduos de serviços de saúde”, em sacos plásticos, que devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 24 horas e identificados conforme descrito neste mesmo documento.

3.1.2 A2:

• Peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com