TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL, POLÍTICA E PROTESTOS

Exames: BRASIL, POLÍTICA E PROTESTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

BRASIL, POLÍTICA E PROTESTOS

Jaru/RO

2013

EDIANE CLEMENTINO DE SÁ

ELISETE CRISTINA GONÇALVES

JOSEFA PAULA DA SILVA RIBEIRO

KEYLA DOS SANTOS SILVA

PÂMELA CAROLINE FONTINI DOS SANTOS

PRISCILA NEGRINI DA SILVA

BRASIL, POLÍTICA E PROTESTOS

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia do curso de Serviço Social, sob orientação dos professores Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sérgio Goes e Rosane Malvezzi.

Jaru/RO

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Vivemos num país democrático e como tal, temos o direito de escolha, de expressão e o de ir e vir garantidos em constituição. Esse direito, principalmente o de expressão aliado a um nível de conhecimento mais desenvolvido da população brasileira, desencadeou uma onda de manifestações por todo o país, em busca de melhorias e de mudanças.

A internet foi grande aliada da sociedade pois possibilitou que as pessoas exteriorizassem seus sentimentos de revolta e indignação, e como é um meio de comunicação abrangente, rapidamente a sociedade se organizou e foi as ruas lutar por seus ideais.

2 DESENVOLVIMENTO

A internet pode ser entendida como um ambiente de socialização, ´é um mundo dentro de outro mundo onde muitas pessoas estão conectadas, e por ser um meio de comunicação eficaz, tornou-se uma das formas de comunicação mais confiável, e isso facilita a divulgação de ideias, notícias e ainda a possibilidade de organizar grupos.

Partindo do pressuposto que praça é um ambiente urbano onde pessoas se reúnem para conviver e/ou praticar esportes, podemos considerar sim que a internet seja um tipo de praça, pois além da socialização e dentro do contexto "manifestações", ela representa muito bem, pois em décadas passadas eram nas praças onde as pessoas se organizavam e realizavam seus protestos. Não que hoje não temos protestos em praças físicas.

Portanto podemos sim afirmar que a internet pode ser um meio de mobilização, organização e por que não um meio de protestar?

A ideia principal das manifestações atuais, tem sido em busca de melhorias dos direitos e serviços que foram conquistados em manifestações passadas, buscam mudanças no sistema de governo, luta-se por justiça, contra a impunidade e contra a corrupção.

O estopim para o início dos protestos, foi o aumento da passagem de onibus em algumas capitais, o que desencadeou uma grande revolta na sociedade, fato que foi fortemente repreendido pelas forças policiais.

Os meios de comunicação em massa, entre eles a internet, esta que teve um grande destaque por que foi o ponto de partida para a maioria dos manifestos devido a sua grande expansão e capacidade de atingir muitas pessoas em pouco tempo fazendo uso das redes sociais.

Um pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com