TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Babuino1

Tese: Babuino1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar)

Curso: Tecnólogo em Segurança Pública

Professor:

Data: 12-09-2014.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Para responder às questões desta Avaliação, a linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Para isso, acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul. (disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências.

1) Faça uma pesquisa sobre sobrevivência. Você deverá produzir um texto único, de até duas laudas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos:

• Abordagem sobre a psicologia da sobrevivência.

• Informações do livro didático.

• Informações de links pesquisados na internet.

Ninguém consegue estar completamente preparado para uma situação de sobrevivência. Se tiver sorte poderá ter acesso a um equipamento de sobrevivência, um machado uma arma de fogo. Mas independente da sua sorte e de seus conhecimentos encontrar-se subitamente isolado numa área isolada do mundo é um choque para o sistema humano. É importante compreender a psicologia da sobrevivência, bem como suas técnicas, pois estes estão interligados e produzem maior confiança e chance de sucesso na busca da sobrevivência.

A vontade de sobreviver é o fator mais importante, quer esteja integrado num grupo ou sozinho, apresentará problemas relacionados ao choque, ao medo, ao desespero e a solidão. Para além destes perigos mentais a lesão, a dor, a fadiga, a fome ou a sede também pesam na vontade de viver. Se não estiver mentalmente preparado para vencer todos os obstáculos e esperar o pior, as possibilidades de sair com vida são reduzidas.

A nossa mente precisa aceitar aquela situação de risco e sair do mundo imaginário que normalmente nos conduz, obtendo esta lucidez, iniciamos o processo de racionalização, conseguimos pensar em soluções para aquele problema, se conseguirmos sair da negação do problema (mundo imaginário) para enfrentá-lo, pulamos o pior inimigo que é o pânico, o qual impede a capacidade de raciocinar, ter bom senso e reagir. Cumpre observar que entre os dois extremos negação e o pânico existe o medo, este é nosso aliado desde os primórdios, visto que alertava o homem primitivo do perigo. Dessa forma o medo deve ser controlado e encarado de forma natural para ser favorável na situação de sobrevivência.

Outro aspecto importante a ser destacado é que a vontade de viver pode sustentar o processo da vida mesmo quando nosso cérebro está submetido às mais confusas e degradantes condições, pois o nosso corpo é uma máquina muito complexa.

Sobreviventes de campos de concentração alemães aludiram que a vida mesmo em condições desumanas valia a pena ser vivida. Em muitos casos apenas este espírito lhes garantiu a sobrevivência.

Estar preparado envolve conhecer suas reações em um ambiente de sobrevivência e trabalhar para que essas reações se tornem produtivas ao invés de destrutivas. E juntamente com o preparo emocional a pessoa deve estudar e praticar as técnicas de sobrevivência, para que esteja preparado para qualquer situação de sobrevivência.

Referencias:

_ Varela, Luis. Já ouviste falar em Psicologia da Sobrevivência? O tema está na moda!. Disponível em: http://portalaventuras.clix.pt/informacoes/sos/167-psicologia-da-sobrevivencia.

_ Barisch, Eron José de Abreu. Emergencia e Sobrevivência: selva e mar.Palhoça: UnisulVirtual ,2014.

Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

• No primeiro parágrafo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com