TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bala Goma

Trabalho Escolar: Bala Goma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Administração é o ato de executar uma determinada tarefa em grupo ou individualmente com uma finalidade de tomar decisões, de maneira que os resultados sejam alcançados de maneira eficiente e eficaz.

O ato de administrar envolve alguns processos: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Trataremos neste presente documento a reestruturação da padaria Q Pão, auxiliando e ajudando o proprietário Sr. Bread, manter sua empresa ativa, dinâmica e competitiva.

O desafio proposto é utilizar conceitos teóricos da administração, procurando soluções e melhorias para os problemas apresentados, assim aplicar os conhecimentos na realidade empresarial da Padaria Q Pão, tendo como função desenvolver o nosso senso analítico, crítico e empreendedor.

Teorias Administrativas

Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, Abordam-se as Teorias Administrativas:

Teoria Científica

A escola da Administração Científica foi fundada por Frederick Winslow Taylor (1856-1915), onde priorizava a especialização, tarefas (sempre a mesma atividade). Acreditava que quanto mais desempenhava aquele mesmo serviço, mais experiência adquiria (processo mecanicista).

O homem só pensava no fator “dinheiro” (Homo Economicus).

“O taylorismo formou parceria com a notável expansão da indústria e com e com outra inovação revolucionária do século XX: a linha de montagem de Henry Ford.” Segundo Maximiano (Atlas 2012, pág.51).

Henry Ford (1863-1947) foi quem elevou os dois princípios de produção em massa, obtendo uma inovação revolucionária que foram à padronização das peças e especialização do trabalhador.

Teoria Clássica

A Teoria Clássica foi fundada por Henri Fayol (1841-1925), pensou na estrutura, divisão do trabalho por meio da divisão hierárquica. Os princípios de Fayol foram:

Unidade de Comando: único chefe

Unidade de Direção: dono

Centralização da autoridade: decisão

Cadeia Escalar: organograma da empresa

Acreditava que quanto maior a divisão hierárquica, melhor seria a eficiência dentro das organizações, acreditava também que o sucesso de uma organização estava relacionado com a estrutura.

“Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como função separada das demais funções da empresa.” Segundo Maximiano (Atlas 2012, pág.58).

Teoria da Burocracia

A teoria da Burocracia foi estudada por Max Weber (1864-1920), tudo que estava na legislação teria que ser cumprido rigidamente. Weber acreditava que uma pessoa só poderia ser promovida por mérito, ou seja, por melhor desempenho nas tarefas atribuídas. A teoria estruturalista abrange um pouco de todas as outras teorias (Clássica, Humanística, entre outras), também de refere ao homem organizacional. Homem organizacional é aquele que desenvolve várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com