TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barbatimao E Cagaita

Artigos Científicos: Barbatimao E Cagaita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Barbatimão

Nome científico: Stryphnodendron adstringens

Nome comum: Barbatimão, Barbatimão verdadeiro, Charãozinho roxo, casca da virgindade, barba-de-timão,

Família: Fabaceae.

Fitofisionomia: Cerrado típico e Cerradão

Descrição

Características gerais: Árvore nativa do cerrado podendo ser encontrada em vários estados do Brasil, desde o Amapá até o Paraná. Seu tronco é cinza escuro, com cristas e fissuras descontínuas. As flores, de cor creme e com pequenas pétalas e dispostas em inflorescências terminais, podem medir até 0,6 centímetros. Os frutos são marrons e rugosos, e as sementes, castanhas e elipsoides. Sua madeira é vermelha e de boa durabilidade, utilizada em torno de marcenaria e na construção civil. A casca produz corante vermelho e a cinza da madeira pode ser utilizada na fabricação de sabão. A espécie tem casca e frutos com altos teores de tanino, característica que levou alguns indígenas a alcunharem-na de “yba timo” (árvore que aperta), em razão do seu efeito adstringente na garganta. Por seus diversos usos medicinais, a espécie encontra-se ameaçada, devido à retirada indiscriminada de sua casca. Reproduz-se por sementes. De crescimento lento, é bem resistente a locais secos, não exigindo muita água. Muito frequente nos cerrados e beiras de estrada. As folhas caem em junho e julho, ficando a árvore, nessa época, totalmente despida. Os galhos voltam a brotar em agosto, com floração em setembro e frutos em novembro.

Usos

O barbatimão tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatória, antibacteriana, cicatrizante, além dos usos medicinais, também tem sua madeira usada na construção civil; no curtume de couro, utilizando-se os taninos da casca. E, na produção de sabão, substituindo a soda cáustica. O barbatimão produz tanino e tem alto valor econômico agregado, os fungos neles encontrados podem apresentar características interessantes já que o tanino também é utilizado como antifúngico.

Cagaita

Nome popular: cagaiteira

Nome científico: Eugenia dysenterica DC.

Família botânica: Myrtaceae

Vegetação de ocorrência: Cerrado e Cerradão

Descrição: é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo mais encontrado nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em cerrados e cerradões. Sua árvore, a cagaiteira, é de porte médio e pode atingir até 10 metros de altura. Na época de sua floração, nos meses de agosto e setembro, a cagaiteira emite flores brancas em abundância, muito perfumadas. A época de frutificação dessa árvore é nos meses de setembro e outubro. Seus frutos são muito suculentos e consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes. Com sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com