TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Betacaroteno

Trabalho Escolar: Betacaroteno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  1.438 Visualizações

Página 1 de 2

A extração do pigmento clorofila pelas folhas de couve verdes picotadas teve bom desempenho, tendo em vista ser etanol um composto de polaridade relativamente alta, extraindo com maior facilidade e em maior quantidade o pigmento clorofila das folhas.

A extração de β-caroteno da cenoura também obteve bom desempenho. O β-caroteno possui uma estrutura formada hidrocarbonetos e ligações π o que aumenta as forças atrativas de van der Walls permitindo uma interação o solvente(contendo éter de petroleo).O EtOH não possuiu uma boa interação com o β-caroteno pois o EtOH realiza interação intermolecular do tipo ligação de hidrogênio o q não é possível com a molécula de β-caroteno.

A segunda etapa consistiu numa cromatografia delgada com a finalidade de verificar a eficiência da extração do β-caroteno e clorofila nas diferentes concentrações de solventes. A fase móvel utilizada foi o solvente Hexano/Acetato 4:1 e a fase estacionária foi uma placa de sílica e as amostras “spotadas” foram de β-caroteno e clorofila extraídos nos solventes acima citados.

Na cromatografia realizada com amostra clorofila de extraída da folha de couve com o solvente éter de petróleo/etanol 6:4 (fração 3) foi observado uma corrida da amostra sobre a placa. A amostra colocada interagiu menos com a placa de sílica e mais com o solvente. A placa onde colocou-se a amostra da extração de clorofila folha da couve com éter de petróleo 100%(fração1) e extração com éter de petróleo/etanol 9:1 (fração 2) apresentou resultados parecidos, não foi observado corrida da amostra, possivelmente pela pequena concentração de clorofila presente nas amostras.

Na cromatografia em que se utilizou a amostra de β-caroteno com Acetato de etila + hexano observou-se corrida, mostrando que houve extração de β-caroteno da cenoura .

Conclusão: A partir dos resultados experimentais obtidos pode-se afirmar que os resultados do experimento podem ser classificados como satisfatórios.

Referencias:

Silva Junior, Ivanildo José da et al. Cromatografia em leito móvel simulado na produção de substâncias enantiomericamente puras ou enriquecidas em larga escala. Quím. Nova, Out 2006, vol.29, no.5, p.1027-1037. ISSN 0100-4042

SILVA, Rosaly S.; RIBEIRO, Carlos Magno R.; BORGES, Márcia N. and BLOIS, Giselle S. O.. Óleo essencial de limão no ensino da cromatografia em camada delgada. Quím. Nova [online]. 2009, vol.32, n.8, pp. 2234-2237. ISSN 0100-4042.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com