TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bingo Das Funções

Exames: Bingo Das Funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  3.036 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS DO JOGO

Este jogo tem por objetivo tornar mais rápido o raciocínio dos alunos ao substituir o valor dos números na função e descobrir quais as possíveis imagens da função dada, além de estar também trabalhando com algumas operações, fixando assim o conceito de domínio e imagem de funções.

MODELO

f(x) = 2x + 3

3 7 9 10 12

13 21 32 42

44 63 150 151 152

REGRA DO JOGO

Sorteia-se um número do globo do bingo, e esse número será o valor de X da função dada na cartela. O aluno então efetua a operação e verifica o valor da imagem da função para o número sorteado. O valor dessa imagem é o número que ele deve procurar em sua cartela. Vence o jogo quem completar toda a cartela e gritar a palavra BINGO.

MATERIAL

Cartelas impressas;

Marcadores de E.V.A.;

Bolinhas ou placas numeradas de 1 a 20;

APLICAÇÃO DO JOGO

1° momento

Ao iniciar a oficina, mostrar aos alunos que temos um bingo a ser realizado, mostrar as cartelas e explicamos toda a regra do jogo; fazer uma breve revisão do conceito de funções, domínio, imagem.

.

2° momento

Entregar as cartelas do bingo já prontas contendo suas respectivas funções e suas possíveis imagens. Explicar que há várias imagens possíveis fora aquelas que já estão na cartela; fazer alguns questionamentos como, por exemplo: temos uma cartela, onde o seu titulo é a função f(x) =2X – 1, pergunta-se: quando esta função terá como imagem o zero?

E assim discutimos as possíveis imagens de algumas funções dadas.

3° momento:

Depois de entregar as cartelas e colocar os números na garrafa lembrar as regras do jogo, ou seja, sortearíamos um número e anunciaríamos a turma. Os alunos deveriam substituir o número chamado na função de sua cartela e procurar na mesma o resultado se a própria o contiver.

O vencedor seria aquele que, ao completar a cartela gritar a palavra BINGO. Então a cartela será conferida.

f(x) = x² + 1

2 10 26 37 50

82 101 145 170

197 257 325 362 401

f(x) = x² + 2

3 6 18 38 66

83 102 146 198

258 291 326 363 402

f(x) = x² + 3

4 7 12 19 39

67 84 103 124

172 228 327 364 403

f(x) = 2x² + 1

3 19 33 51 99

163 201 289 339

451 513 579 723 801

f(x) = 2x + 3

5 7 9 15 17

19 23

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com