TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogás

Tese: Biogás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Biogás é o nome comum dado a qualquer gás que foi produzido pela quebra biológica da matéria orgânica em ambiente anaeróbico. Normalmente consiste principalmente de gás metano (CH4) (55 – 70%) e gás carbônico (CO2) (30 – 45%), com pequenas quantidades de hidrogênio (H2), nitrogênio (N2), oxigênio (O2) gás sulfídrico (H2S) e umidade.

Pode ser classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável, sendo uma forma de obter energia que pode auxiliar o ser humano a se emancipar da dependência dos combustíveis fósseis.

Matérias Primas para Produção

Qualquer matéria orgânica biodegradável pode ser adicionada aos biodigestores anaeróbicos para produção de energia. Por exemplo:

• Produção animal: suinocultura, pecuária e avicultura (dejetos e rejeitos);

• Resíduos agrícolas (cascas, folhagens e palhas, restos de cultura);

• Resíduos industriais (bagaços, descartes, efluentes e gorduras, restos de restaurantes de unidades fabris, efluentes industriais com elevada carga orgânica, entre outros.);

• Resíduos orgânicos municipais advindos da atividade humana (esgoto, resíduos domésticos orgânicos, resíduos de manutenção de parques e jardins);

Utilização

O biogás pode ser usado como gás combustível em substituição ao gás natural ou gás liquefeito de petróleo (GLP), ambos extraídos de fontes de recursos não renováveis. O biogás pode ser utilizado na geração de energia elétrica, através de geradores; como energia térmica na produção rural, por exemplo, no aquecimento de instalações para animais muito sensíveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produção vegetal.

Após a obtenção do biogás o resíduo sólido dos biofermentadores pode ser utilizado como adubo orgânico e o efluente líquido pode ser aplicado nas lavouras, como biofertilizante, sem problemas de contaminação dos lençóis freáticos, pois, além de água contêm nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.

Todas essas utilidades, juntamente com a eliminação dos resíduos da propriedade rural, estimulam o produtor rural, possibilitando uma nova fonte de rendimento e/ou solucionando os problemas de disponibilidade de combustível no meio rural. O biogás produzido em aterros sanitários, extraído da decomposição dos resíduos orgânicos, é também uma forma de energia renovável. Para a extração são implantados sistemas de canalização, no início do processo de aproveitamento da área de aterro. Quando as células são encerradas, o gás produzido pode ser encaminhado para termoelétricas e utilizado como biocombustível.

Equivalência Energética

Um metro cúbico (1m³) de biogás equivale energeticamente a:

• 0,40 kg de GLP (gás de cozinha);

• 0,61 a 0,70 litros de gasolina;

• 0,55 litros de óleo diesel;

• 0,80 litros de álcool;

• 1,25 a 1,43 kWh de eletricidade;

• 1,60 a 3,50 kg de lenha.

O biogás também pode ser purificado para a geração de biometano, que tem se destacado cada vez mais no mercado. Produtoras de automóveis, caminhões e veículos de utilidade pública investem em frotas, que podem ser abastecidos em postos de biogás, por toda Europa.

A purificação pode ser feita com uso de água ou com uso de produtos químicos, a tecnologia varia de acordo com as condições da planta da usina e com a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com