TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogás

Ensaios: Biogás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  1.932 Visualizações

Página 1 de 4

Num brejo, quando animais e vegetais morrem, acabam indo parar dentro da lama, onde vão sofrer decomposição ou, como se diz popularmente, vão apodrecer. A decomposição desses restos, feita por microorganismos nesse ambiente sem oxigênio, é chamada de decomposição anaeróbica. Ela envolve muitas reações químicas nas quais se formam alguns gases: CH4, CO2, H2S, etc. Uma dessas reações é a fermentação da celulose, substância presente em grande quantidade nos vegetais: (C6H10O5)n + nH2O  3nCH4 + 3nCO2.

O fato de o metano ser liberado em grande quantidade nesse processo fermentativo que ocorre em brejos lhe valeu o conhecido nome de gás dos pântanos.

Em minas de carvão também é comum ocorrer desprendimento de metano (combustível), que, juntamente com o O2 do ar, forma uma mistura altamente explosiva chamada grisu. Basta uma faísca para provocar a explosão (combustão violenta).

Já que o gás dos pântanos é combustível, não seria possível aproveitá-lo como fonte de energia?

A resposta é sim. Isso pode ser feito colocando restos de animais e vegetais em um grande recipiente fechado, chamado biodigestor, dentro do qual microorganismos se encarregarão de provocar a decomposição anaeróbica, liberando uma mistura gasosa (CH4, CO2, H2S, etc.) conhecida como biogás. É o mesmo processo que ocorre nos pântanos.

Figuras 1, 2 e 3: Esquemas didáticos de biodigestor

Os gases CH4 e CO2 não têm cheiro; H2S tem o desagradável cheiro de odor de ovo podre. Quanto à inflamabilidade, CH4 e H2S são combustíveis; CO2 não é.

Na produção do biogás podem ser usados bagaços de cana, sobras de comida, casca de frutas, fezes, etc. Esses restos são chamados de biomassa. O termo biomassa também é empregado para a lenha, carvão vegetal e qualquer outro combustível não-fóssil proveniente da natureza viva.

Dessa forma, boa parte do lixo urbano e até mesmo do esgoto residencial pode ser aproveitada na produção do biogás. Algumas fazendas e cidades brasileiras já exploram esse recurso. Após a liberação do biogás, vão sobrar, dentro do biodigestor, os resíduos da decomposição, que serão usados como adubo (fertilizante).

O maior biodigestor do mundo, localizado em Bom Despacho/MG, produz 12 mil e 500 m3, o equivalente a 480 botijões de gás de cozinha por dia ou cerca de mil lâmpadas de 100 watts acesas 24 horas. O biodigestor preserva o lençol de água e o ar que respiramos, pois o gás nele produzido é queimado em aquecimento, movimentação de motores e geração de energia.

A - DISCUSSÃO DO TEXTO

01. Que substância é conhecida como gás dos pântanos? ______________ Qual sua fórmula molecular? _______________

02. Em certas regiões da Europa, onde existem muitas minas de carvão, é comum notícia de explosões devidas ao grisu. O que é grisu? __________________________________________________________________________________________

03. Escreva a equação química da combustão completa envolvida na explosão do grisu.

____________________________________________________________________________________________________

04. A respeito do biogás, responda:

a) Como é obtido? _____________________________________________________________________________________

b) Cite 3 gases que tomam parte na sua composição: _________________________________________________________

c) Dos 3 gases citados, qual/is apresenta/m cheiro? __________________________________________________________

d) Desses 3, quais são combustíveis? ______________________________________________________________________

05. Cite vantagens de se utilizar biogás como combustível, em vez de petróleo e carvão mineral.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. O H2S não é composto orgânico. Na sua combustão não se formam CO2 e H2O, e sim SO2 e H2O.

a) Escreva a equação balanceada da combustão do H2S: _______________________________________________________

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com