TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biorremediação

Projeto de pesquisa: Biorremediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 14

UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados-MS

Biorremediação

Acadêmico: Debora Sarabia, Franciele Nogueira, Luiz Henrique O. D. Santos, Rodrigo Moraes

Prof: Anderson Ferreira

Curso: Gestão Ambiental. FCBA 2ª semestre

Matéria: Conhecimento e tecnologias

Dourados-MS 2014

Introdução

1. Uso da Biorremediação em áreas contaminadas

O lançamento de resíduos na atmosfera, na água ou no solo, caracteriza poluição ambiental. A poluição do meio ambiente tornou-se, especialmente nas últimas décadas, assunto de interesse público que afeta tanto os países desenvolvidos como as nações em desenvolvimento. (LAMEGO E EVIDAL, 2007).

A revolução industrial trouxe um enorme aumento da poluição e da produção de resíduos. Na realidade, muitos dos problemas ambientais atuais são os resultados de mais de 200 anos de má gestão do lixo industrial, sendo os locais contaminados uma consequência frequente do manuseamento e eliminação inadequados de materiais perigosos. (ASSUNÇÃO E ROHLFS, [S.D]).

O Brasil encontra-se entre os países maiores poluidores do mundo (GREENPEACE, 2006). Dejetos humanos e resíduos industriais saturam as redes de saneamento básico nas grandes cidades, contaminando águas e solos, assim como os gases liberados por veículos e fábricas poluem a atmosfera constantemente. O total de áreas contaminadas cadastradas, identificadas só no Estado de São Paulo, saltou de 255 em maio de 2002 para 1822 em novembro de 2006. Levantamento realizado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental daquele Estado apontou as atividades industriais e agrícolas, os depósitos de resíduos e postos de gasolina como as causas dessas contaminações. . (LAMEGO E EVIDAL, 2007).

A utilização de produtos químicos na agricultura vem apresentando importante crescimento especialmente após a segunda metade do século passado até os dias atuais, sendo este um tema relevante devido aos riscos associados à contaminação de águas, solos, atmosfera e humana, quando utilizados de forma indiscriminada ou indevida. Os produtos agroquímicos foram criados e desenvolvidos para serem utilizados no ambiente como uma ferramenta para o agricultor minimizar o prejuízo causado pela ação danosa de insetos, fungos, plantas invasoras, dentre outros agentes (STUTZER et al, 2003, Apud DARIO, [S.D]).

Há muitos anos que estão sendo observadas mudanças no processo tradicional de trabalho na agricultura, bem como nos impactos sobre o ambiente e a saúde humana. Novas tecnologias, muitas baseadas no uso extensivo de agentes químicos, foram disponibilizadas para o controle de doenças, aumento da produtividade e proteção contra insetos e outras pragas (MOREIRA et al., 2002 Apud DARIO, [S.D]).

Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para o controle de insetos, microrganismos e plantas daninhas, com a finalidade de aumento da produtividade e garantia da produção de alimentos para a humanidade. Embora os agrotóxicos possam ter um efeito benéfico sobre a produtividade agrícola, deve-se considerar o risco desses compostos químicos no ambiente, o que tem despertado o interesse científico para a biodegradação de pesticidas e compostos relacionados. (DARIO, [S.D]).

A contaminação ambiental causada pelo uso de agrotóxicos tem gerado preocupações quanto ao uso inadequado destes compostos, devendo ser tomadas precauções quanto à sua aplicação e disposição final adequada, sem comprometimento do meio ambiente. (DARIO, [S.D]).

A contaminação dos solos por metais pesados constitui outra forma de poluição grave, sendo considerados os poluentes ambientais que mais abalam a saúde pública. Os metais ocorrem naturalmente nos solos, mas quando somados aos efeitos das atividades humanas causam diversos danos. (DARIO, [S.D]).

2. Técnicas de Remediação

Dentre as várias técnicas de remediação praticadas atualmente, estas podem ser distinguidas em dois tipos: tecnologias consagradas e tecnologias emergentes. (ASSUNÇÃO E ROHLFS, [S.D]).

As técnicas tidas como consagradas são aquelas sobre as quais já se possui um conhecimento técnico elevado para prever resultados ou, em função disto, que não requerem mais testes de laboratório, podendo ser aplicadas diretamente no campo. Já as técnicas emergentes são tecnologias em desenvolvimento, como opções alternativas de tratamento de locais contaminados àquelas que são tradicionalmente empregadas (CETESB, 2007 Apud ASSUNÇÃO E ROHLFS, [S.D]).

O objetivo dessas técnicas é diminuir a periculosidade ou o nível de toxicidade dos contaminantes presentes em determinada área, por meio da degradação biológica ou da modificação química, utilizando-se reações que neutralizem ou decomponham esses compostos; ou ainda, por meio da retirada de determinadas frações dessa contaminação. Dentre os objetivos destas alternativas, inclui-se também a redução de custos, porém, nem sempre com redução de tempo (CETESB, 2007 Apud ASSUNÇÃO E ROHLFS, [S.D]).

Algumas técnicas convencionais vêm sendo muito realizadas, como a escavação dos solos contaminados, seguida de tratamento ou disposição em aterros, estas tem sido utilizadas para efetuar a remediação de locais contaminados, mesmo apresentando muitas vezes, elevados custos, bem como a possibilidade de impactos ao ambiente. Por outro lado essas técnicas são eficientes, requerem prazos curtos e propiciam uma remediação mais rápida da área (CETESB, 2007 Apud ASSUNÇÃO E ROHLFS, [S.D]).

Além das técnicas de remoção e redisposição de solos, outras técnicas têm sido aprimoradas e testadas em relação a sua eficiência, eficácia e custo, incluindo a biorremediação. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Canadá e vários países da Europa, a técnica bioquímica de remediação vem sendo amplamente utilizada em trabalhos que se baseiam, por exemplo, no tratamento de solos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo. Segundo Andrade et al. (2010), no Brasil, os projetos de biorremediação ainda estão na teoria, com poucos casos práticos aplicados. (ASSUNÇÃO E ROHLFS, [S.D]).

Uma alternativa para a remediação de áreas contaminadas é a biorremediação, que consiste na utilização de seres vivos ou seus componentes na recuperação dessas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com