TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosegurança

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Biossegurança em centros de Estética

Introdução

O conceito de biossegurança pode ser considerado como um processo de métodos ou conduta, pois a biossegurança é uma ação educativa de comportamentos disciplinares com o objetivo de preservar a saúde do homem e de todos os seres vivos.

A biossegurança deve estar presente em qualquer atividade onde haja risco á saúde, pois ela se baseia em um conjunto de atividades disciplinares e comportamentais, que devem ser exercidas corretamente para que possamos prevenir ou minimizar os riscos á saúde do homem, de animais, plantas e do meio ambiente e para que possamos ter qualidade nos trabalhos desenvolvidos.

A qualidade dos serviços prestados é um fator de muita importância, pois está ligado direto á biossegurança, de forma que a mesma  é considerada um modo de controle de riscos no trabalho e não só na área de saúde, e sim em várias outras áreas ,pois no que diz á respeito  á preservação do meio ambiente , devemos considerar que também é qualidade de vida e de trabalho qualificado.

No trabalho vamos conhecer um pouco sobre as principais ações da biossegurança e do uso correto  e diário dos equipamentos  de  proteção individual EPI’S.

Materiais de Proteção Individuais para profissionais da Estética

Os EPI’S são destinados á proteção de riscos sustentáveis  de ameaçar a segurança e a saúde do trabalho. Os profissionais devem evitar contato direto com a matéria orgânica, através de objetos protetores como; luvas, aventais, máscaras, gorros e óculos; pois os mesmos irão diminuir as chances de exposição da pele em materiais infectados. Os EPI’S diminuem o risco de exposição da pele e também de ter contato com materiais infectados.

 Gorro  :oferece proteção para a possibilidade de contaminação dos cabelos, através de secreções que possam espirrar. È uma medida de segurança tanto para o profissional quanto para o cliente. O profissional de estética deve prender o cabelo sem deixar  mechas aparentes , de forma que a toca de proteção cubra todo o cabelo e orelhas, a mesma deve ser trocada durante  o atendimento quando tiver necessidade, pois o suor e as sujidades podem ser grandes fatores de contaminação e nunca deve ser reutilizados, o mesmo deve ser retirado pela parte superior.

Aventais: Há vários tipos, todos são utilizados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir uma possibilidade de transmissão de microrganismos.  Ele protege a pele da exposição como o sangue e secreções orgânicas. Os mesmos devem apresentar de mangas longas, para que os punhos possam ser cobertos pelas luvas, de modo que permaneçam descontaminados . Os aventais devem ser trocados sempre  que apresentarem sujidades e contaminação visível, nunca devem ser guardados junto de outros objetos pessoais.

Máscara: representa uma grande proteção para as mucosas da boca e do nariz, contra a in gestão e a inalação de microrganismos , a mesma protege durante a fala ,tosse ou espirro. Devem sempre ser utilizados no atendimento de todos os clientes, são obrigatoriamente ser descartáveis após o término do atendimento. Durante a realização de uma limpeza de pele a boca do profissional fica muito próxima a do cliente, tendo a possibilidade de ao falar, tossir ou espirrar, lançar gotículas de saliva contaminada de microorganismos  . A máscara protege tanto o profissional quanto o cliente; durante o tratamento deve-se evitar ficar tocando na máscara, ele deve ser de ótima aparência  ,e nunca deve ser puxada para o pescoço pois ela é um objeto que pode estar contaminado.

Óculos de proteção: devem ser utilizados para evitar que o sangue, pus, secreções como saliva  atinja os olhos  dos profissionais durante o atendimento. Os óculos devem ser  colocados sobre a máscara, posicionando sobre a mesma , devem ser leves  transparentes e confortáveis, devem ser lavados com sabonetes líquidos germicidas e enxugados com toalhas papel.

Luvas: As luvas é uma medida de proteção tanto para o profissional, quanto para o cliente, sempre que tiver contato com sangue e mucosas, devem ser trocadas a cada cliente  e a mesma deve ser descartada  após o termino dos procedimentos de limpeza de pele. As mãos devem ser lavadas corretamente, antes da colocação das luvas, prevenindo possibilidades de irritações.  Nunca se deve atender ao telefone, abrir gavetas, pegar objetos com a luva (Sem usar sobre luvas) durante o tratamento.  Após tratamento as luvas devem ser retiradas pela parte do punho, evitando ser tocada na parte externa e as mãos devem ser lavadas imediatamente.

Limpeza de Pele

Esse procedimento pode ser feito em todos os tipos de pele, mas com métodos diferentes, deve ser  aplicado antes de qualquer tratamento  . No procedimento de limpeza de pele há uma proximidade entre a boca do profissional e a face do cliente; pode-se considerar  a hipótese do cliente ser portador de alguma doença contagiosa, e os mesmos ocultar ao profissional a existência delas.

Os profissionais na área de estética podem ver duas situações de pele; uma pele Hígida, sem a presença  de lesões , esse tipo de pele irá oferecer menor risco de contaminação ao ser manipulado, e existe a pele que apresenta lesões , a mesma acaba oferecendo maior risco de contaminação ,pois ao manipular esse tipo de pele , pode entrar em contato com o sangue contaminado. As lesões podem não ser somente acnes , mas também podem apresentar  alguns tipos de doença ,como por exemplo herpes simples ou tuberculose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com