TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL 

ANHANGUERA UNIDERP FAC I - CAMPINAS 

GESTÃO HOSPITALAR 

LUANA DO CARMO BATISTA DA SILVA

RA 7983720954

REGIANE FABIANA DOS SANTOS PEREZ

RA 7926662961

LUCIANA DA COSTA LEITE

RA 6951446734

SILVANIA FATIMA AMERICO

RA1299951002

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

BIOSSEGURANÇA

TUTOR (A) LUCIANE CUNHA

Campinas, 03 de outubro de 2015.

Introdução

Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.

Outra definição nessa linha diz que “biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviço, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” (Teixeira & Valle, 1996). Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.

Encontramos em Teixeira & Valle uma definição centrada no ambiente ocupacional, onde consta “segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas”.

O principal objetivo de um hospital é a prestação de serviços na área da saúde, com  qualidade, eficiência e eficácia. Uma breve introdução ao assunto é da a seguir:

Qualidade: Aplicação apropriada do conhecimento disponível, bem como da tecnologia, no cuidado da saúde. Denota um grande espectro de características desejáveis de cuidados, incluindo eficácia, eficiência, efetividade, equidade, aceitabilidade, acessibilidade, adequação e qualidade técnico-científica.

Eficácia: A habilidade do cuidado, no seu máximo, para incrementar saúde.

Eficiência: A habilidade de obter o máximo de saúde com um mínimo custo.

Efetividade: O grau no qual a atenção à saúde é realizada.

Isto não pode ser alcançado sem a administração efetiva de um programa de prevenção de acidentes que proporcione condições ambientais seguras para o paciente e para os

profissionais que aí desenvolvem suas atividades de trabalho.

Resumo

O objetivo  principal da biossegurança hospitalar  é minimizar os riscos ocupacionais,  protegendo a saúde dos trabalhadores e de maneira geral da população. Todo profissional de vê ser orientado quanto aos riscos que se expõem no desempenho das suas funções, passar por treinamentos para uso adequado dos EPIS e, informações sobre prevenção e controle dos riscos, e informações quanto aos danos que podem vir a provocar na saúde tanto dos trabalhadores quanto dos pacientes, A organização  no ambiente de trabalho também deve ser sempre reforçada, pois embora não pareça ter importância e um dos fatores de risco.

A conscientização tanto dos empregares quanto dos trabalhadores, pode minimizar e muitas vezes evitar danos causados á saúde de todos.

A biossegurança reforça condições adequadas no ambiente de trabalho garantido a saúde física e mental, proporcionando bem estar e qualidade de vida.

A regulamentação da biossegurança impõe muitas exigências fazendo assim que haja uma adequação maior nos processos de trabalho.

A higienização ocupacional ordena uma ação multidisciplinar e se integra com as de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, portanto é necessário uma coordenação  e o envolvimento dos responsáveis por estas atividades, para que os objetivos esperados sejam alcançados. Espera-se que com essa regulamentação os acidentes ocupacionais sejam minimizados e que haja uma melhora significativa no produto final.

Resenha

Os Equipamentos de Proteção Individual tem uso regulamentado por legislação própria, sendo considerado tal uso obrigação do fabricante, do empregador e do empregado.

Os profissionais da área de saúde prestam cuidados a pessoas possivelmente portadoras e transmissoras de doenças. Tem contato com materiais perfuro cortantes, fluidos corporais e sangues, expondo - se a várias situações de riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos, mecânicos,

Entende-se por biossegurança hospitalar, a aplicabilidade de todas as normas pertinente á cada função; Sabemos que na maioria das vezes o não uso dos EPis, não se trata de uma inflação cometida pelo empregador e sim pelo trabalhar, que muitas vezes negligenciam o uso por motivos diversos e isto não é tudo, pois inúmeras vezes deixam de lado um dos cuidados fundamentais que é a higienização, tanto do ambiente de trabalho, como os cuidados da higienização das mãos.

Quantas vezes vemos por ai, enfermeiros circulando fora dos ambientes hospitalares com jalecos, que deveriam ser usamos apenas no exercício da função, dentro dos hospitais, estes profissionais estão colocando não só sua saúde em risco como de toda população, pois é um veículo de transporte para as bactérias.

Portanto não basta os empregadores aplicarem a normas de biossegurança, precisa ser um trabalho de equipe, todos se ajudando, cada um fazendo a sua parte, porém a responsabilidade maior é do gestor, que se devem ter cada setor do hospital alguém responsável por fazer cumprir as normatizações da biossegurança, este trabalho é ardo, porém satisfatório, pois assim diminui os riscos de contaminação ou doenças ocupacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (418.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com