TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Trabalho acadêmico: Biossegurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.255 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18



UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação - FACNET

Tecnologia em Gestão Hospitalar

BIOSSEGURANÇA

6º. Semestre

Ana Clélia Cordeiro RA 3808626667

Andréia de Souza Silva RA 4336825651

Gisele Soares Lima RA 5562133190

Liliane dos S. Mesquita RA 3815672229

Maria Augusta M. Santana RA 5309961452

PROFESSOR EAD: Ana Maria V. Tristão

TUTOR PRESENCIAL: Sebastiana de Fátima

TUTORA A DISTÂNCIA: Simone Nantes de Souza

BRASÍLIA/DF

19/09/2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO

3

OBJETIVOS

4

BIOSSEGURANÇA

5

OS PERIGOS BIOLÓGICOS

7

INFECÇÕES EMERGENTES E REEMERGENTE

8

TIPOS DE RISCOS NO CENÁRIO HOSPITALAR

11

OS PRINCIPAIS TIPOS DE PERIGOS

13

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

15

NORMA REGULAMENTAR N° 32

19

CONCLUSÃO

21

REFERENCIAS 22

Introdução

A biossegurança corresponde á adoção de normas e procedimentos seguros e adequados á manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes.

Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

O estudo da Biossegurança visa, sempre, a prevenção de riscos ou, se não for

possível, a contenção dos agentes perigosos.

Para isso, busca-se o estudo dos mecanismos de ação desses agentes e, então, estabelecem-se procedimentos seguros de ação.

Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, a depender de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição, podem comprometer a segurança e a saúde dos funcionários, bem como a produtividade da empresa.

Eles são classificados de acordo com sua natureza e forma com que atuam no organismo humano. Dessa forma, podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

O ambiente hospitalar envolve a exposição dos profissionais da saúde e demais e demais trabalhadores e os demais riscos, especialmente os biológicos.

O profissional da área da saúde tem que lidar, frequentemente, com riscos inerentes à sua atividade.

O enfrentamento destes riscos envolve numa série de providências que englobam desde a adequação de instalações físicas e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), até a padronização de procedimentos boas práticas.

Para se estabelecerem os parâmetros corretos de controle e contenção destes riscos, é necessário que os profissionais identifiquem antecipadamente os perigos, para que as devidas medidas de controle sejam tomadas.

OBJETIVOS

Esse trabalho pretende conceituar e descrever Biossegurança, assim como desenvolver alguns temas relacionados a mesma.

A grande importância da Biossegurança é a normalização de condutas visando a segurança e proteção da saúde de todos aqueles que trabalham na área da saúde, e não apenas um conjunto de regras criadas com o simples objetivo de atrapalhar

ou dificultar nossa rotina de atendimento. Devemos nos basear principalmente no conhecimento científico disponível, não para termos apenas uma atitude de obediência diante dessas normas, mas para que possamos fazer com satisfação aquilo que sabemos ser o certo.

A partir dessa premissa, a biossegurança, campo de conhecimento voltado para refletir e propor um "conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente" (BRASIL, 2006), passa a abrigar em seu universo cognitivo a relação entre o uso da técnica, da ciência, do saber-fazer, condição que transforma o modo de ser dos profissionais no mundo, com as potencialidades e vulnerabilidades afetivas e físicas de quem lida com riscos na execução da rotina de trabalho.

Koerich et al. (2006) ressaltam que o saber somente se torna experiência quando passa a integrar a consciência prática de quem age, isto é, quando incorpora conhecimentos no sentido de ser capaz de fazer.

Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A execução da biossegurança muitas vezes se depara com resistências vinculadas a vários fatores, tais como carência de infraestrutura - equipamentos sem manutenção, áreas laboratoriais em condições precárias de uso,

falta de insumos, insumos inadequados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com