TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.847 Palavras (20 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

     

ALDERINA OLIVEIRA DOS REIS Ra 359230

AMAURI CORDEIRO PINTO Ra 359579

MARIA GORETE PESSOA CABRAL Ra 361596

ROBERTO OLIVEIRA  BRITO  Ra 362184

ROGERIO SOARES DE OLIVEIRA Ra 362188

 

BIOSSEGURANÇA E USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA REDUÇÃO DE RISCOS AO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Palmas-To, 17 de setembro de 2014

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM  GESTÃO HOSPITALAR

ALDERINA OLIVEIRA DOS REIS Ra 359230

AMAURI CORDEIRO PINTO Ra 359579

MARIA GORETE PESSOA CABRAL Ra 361596

ROBERTO OLIVEIRA  BRITO  Ra 362184

ROGERIO SOARES DE OLIVEIRA Ra 362188

USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA REDUÇÃO DE RISCOS AO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Atividade Prática Supervisionada, apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, apresentada à Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito para a obtenção de média parcial na disciplina de Biossegurança, sob a orientação do Profª. Amanda.

Palmas-To, 17 de setembro de 2014

 APRESENTAÇÃO

 A palavra biossegurança é um neologismo que deriva de bio (vida) juntamente com segurança. Os procedimentos da biossegurança são aplicados em hospitais, laboratórios e qualquer outra organização que pode apresentar risco à saúde e à vida, seja ela humano animal ou riscos ao próprio meio ambiente. Uma das formas de atuação da biossegurança, num ambiente hospitalar, é através de medidas que atuam prevenindo a contaminação, que é, inclusive, uma das principais causas de acidentes dentro do âmbito hospitalar. Dentro do ambiente hospitalar, os funcionários estão propensos a acidentar-se e até mesmo a adoecerem por causa de algumas condições de trabalho erradas, desde equipamentos/estrutura até ao contato com agentes que oferecem risco à saúde.Uma situação que não ajuda o procedimento da biossegurança é o mau costume que alguns trabalhadores têm ao pensar que, por trabalharem por muito tempo em algum hospital, por exemplo, estão isentos dos riscos e acabam adquirindo vícios que prejudicam todo o andamento da prevenção sugerida pela biossegurança.  O objetivo central do trabalho é o uso do Equipamento de Proteção Individual, para reduzir danos no ambiente hospitalar.

SUMÁRIO

1 – BIOSSEGURANÇA E SEU CONCEITO NORMAS E LEGISLAÇÃO .........................06

2 - DIMENSÃO SUBJUTIVA DO RISCO DO TRABALHO E DO RISCO.........................08

  1. - INFECÇÕES EMERGENTES E REEMERGENTES.........................................................10

4 - BIOSSEGURANÇA, ANÁLISE DE RISCO, LAB. DE SAÚDE PÚBLICA..................................................................................................................................12

5 -  USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL...........................................15

5-  REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................................17

  1. BIOSSEGURANÇA

A ORIGEM DO CONCEITO - A lógica da construção do conceito de biossegurança teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. Esta reunião, segundo Goldim (1997), "é um marco na história da ética aplicada à pesquisa, pois foi a primeira vez que se discutiram os aspectos de proteção aos pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas áreas de saúde onde se realiza o projeto de pesquisa". A partir daí o termo biossegurança, vem, ao longo dos anos, sofrendo varias e inúmeras alterações. Na década de 70 o foco de atenção voltava-se para a saúde do trabalhador frente aos riscos biológicos no ambiente ocupacional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (WHO, 1993) as "práticas preventivas para o trabalho em contenção a nível laboratorial, com agentes patogênicos para o homem". Já na década de 80, a própria OMS incorporou a essa definição os chamados riscos periféricos presentes em ambientes laboratoriais que trabalhavam com agentes patogênicos, como os riscos químicos, físicos, radioativos e ergonômicos. Outra definição nessa linha diz que "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade. Não é centrado em técnicas de DNA recombinante.

Uma definição centrada no ambiente ocupacional encontrou Teixeira & Valle (1996), onde consta no prefácio "segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas". Outra definição, baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (1996), onde aparece "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos". Fontes etal. (1998) já apontam para "os procedimentos adotados para evitar os riscos das atividades da biologia". Embora seja uma definição vaga, subentende-se que estejam incluídas a biologia clássica e a biologia do DNA recombinante.
Estas definições mostram que a biossegurança envolve as seguintes relações:

Tecnologia ---- risco -----homem
agente biológico -----risco -----homem
tecnologia -----risco -----sociedade
biodiversidade ------risco -----economia

                            Em termos epistemológicos, o conceito de biossegurança pode ser definido, segundo a abordagem, como módulo, como processo ou como conduta.
Como módulo, porque a biossegurança não possui identidade própria, não sendo, portanto uma ciência, mas sim, uma interdisciplinaridade que se expressa nas matrizes curriculares dos seus cursos e programas. Esses conhecimentos diversos oferecem à biossegurança uma diversidade de opções pedagógicas e atrativas. Como processo, porque a biossegurança é uma ação educativa, e como tal pode ser representada por um sistema ensino-aprendizagem. Nesse sentido, podemos entendê-la como um processo de aquisição de conteúdos e habilidades, com o objetivo de preservação da saúde do Homem, das plantas dos animais e do meio ambiente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (248.8 Kb)   docx (86.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com