TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  25/10/2015  •  Artigo  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Biossegurança nas Ações de Saúde

Atividade Avaliativa 02 - Semana 02

 Conhecer as atividades realizadas nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) é essencial para o Técnico de Segurança no Trabalho planejar estratégias, para que a prevenção de acidentes e doenças seja eficaz em um serviço de saúde.

Os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde devem transmitir bem-estar, ser confortável e proporcionar um padrão satisfatório de qualidade para todos os usuários sem exceção. O Téc. de Segurança no Trabalho pode colaborar para minimizar o desconforto destes ambientes, geralmente frios, impessoais, com cheiro e ruídos, com pessoas sofrendo e profissionais agitados, solicitando a criação de ambientes de descanso, atentar-se a fatores do usuário do ambiente, observar a vestimenta que está sendo  usada e a  atividade que está sendo realizada, analisando a quantidade de luz, a qual deve ser adequada para que a realização das atividades aconteça de maneira satisfatória.

A segurança contra incêndios nos EAS merece atenção especial, pois muitos pacientes não poderão abandonar a edificação sem auxílio, a saída pode ser difícil e demorada. Sendo assim o Téc. de Segurança no Trabalho deve realizar um estudo preliminar e solicitar a instalação de sistemas de proteção contra incêndios, extintores, hidrantes e chuveiros automáticos, além de aberturas (portas) e vias de escape (escada de incêndio e elevadores).

A prevenção e o controle de infecções nos EAS são bastante recorrentes visto que os riscos a que os profissionais estão expostos são mínimos, mesmo assim é preciso o Técnico de Segurança no Trabalho adotar uma metodologia de identificação e avaliação destes riscos, fiscalizar os procedimentos de prevenção e controle de infecções a serem adotadas, manter uma rotina de inspeções de segurança em equipamentos e instalações elétricas, além de implantar ações preventivas de acidentes sendo fundamental trabalhar em equipe delegando funções quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com