TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança De Uma Manicure

Trabalho Universitário: Biossegurança De Uma Manicure. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CELIA SANTOS AMARAL PEDROSO – EAD 00864992

QUALIDADE DE VIDA EM AREA URBANA E RURAL

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para 5º SEMESTRE – PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE.

Disciplinas: Planejamento ambiental de áreas urbanas e rurais. Saúde e meio ambiente. Estatística e indicadores ambientais. Seminário.

Professores: Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima, Gabriel Marcos de Souza, Kênia Zanetti Molinari e Jeanedy M. Pazinato.

Porto Velho-RO

2014

S U M Á R I O

1 - INTRODUÇÃO......................................................................................................... 5

2 – QUALIDADE DE VIDA:......................................................................................... 5

2.1 - Qualidade de Vida na Área Urbana ........................................................... 7

2.2 - Qualidade de Vida na Área Rural................................................................ 8

3 – COMO GARANTIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS MUNICÍPIOS: 9

4 – COMO O PLANEJAMENTO PODE CONTRIBUIR PARA ESTE DESENVOLVIMEN-

TO:.................................................................................................................................. 10

5 – CONCLUSÃO:.......................................................................................................... 10

6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................... 11

RESUMO:

A partir do crescimento acelerado e de forma desordenada das cidades, a preocupação com a qualidade de vida vem ganhando destaque no meio acadêmico, político ou senso comum. Isso ocorre, sobretudo, em função dos problemas sociais, econômicos, ambientais etc., gerados e universalizados por todas as cidades. O presente estudo teve por objetivo comparar a qualidade de vida nos ambientes rural e urbano, a partir de aspectos como: a qualidade do ar atmosférico; a qualidade e disponibilidade da água; a qualidade e os preços da alimentação; os meios de transporte; os níveis de ruído; o acesso à educação e saúde, e a segurança e o sossego. A qualidade de vida é aqui enfocada como o nível de satisfação básica e de bem-estar da população com relação ao lugar onde vive. Os indicadores estão relacionados nos níveis socioeconômico, educacional, cultural, ambiental e de saúde. A qualidade de vida constitui um tema de crescente relevância nas análises e nas políticas de planeamento e de gestão do território, em particular à escala das cidades. A qualidade de vida na área urbana e a forte competição existente entre os diferentes centros urbanos na captação de investimentos e de recursos humanos qualificados, associada a uma maior consciencialização e exigência por parte dos cidadãos com as suas condições de vida, levou a que os diversos aspectos associados à qualidade de vida sejam uma preocupação central das administrações públicas aos diversos níveis, local, regional e nacional, enquanto que a qualidade de vida na área rural ainda está marcada pelas desigualdades sociais, dificuldade de acesso à saúde, educação e lazer, restringindo, portanto a qualidade de vida das pessoas, sendo necessário conhecer a valorização individual de bem estar e qualidade de vida a fim de incentivar políticas públicas adequadas.

Palavras Chave: Qualidade de vida, indicadores, desigualdades sociais e bem estar.

1 - INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é apresentar as diferenças da vida urbana e rural em aspectos sustentáveis, inclusão social e qualidade de vida.

O campo se especializou na produção de alimentos e de matérias-primas, que em grande parte eram enviadas para a cidade. Esta, por sua vida, se especializou na atividade comercial. E é através desta evolução dos seres humanos que se faz necessário refletir sobre as atitudes do homem trazendo consequências a si mesmos.

Tendo o conhecimento de que o progresso, em todos os aspectos, pode influenciar na vida de todos que habitam nosso planeta, o conceito de informar e educar a todos torna-se uma necessidade, que usados com sabedoria tornará mais saudável a qualidade de vida das gerações futuras. Os estudos sobre a qualidade de vida urbana tende ao incremento, pois o processo de urbanização está em marcha e é preciso pensar a cidade como um espaço de vivência onde a vida tenha qualidade. Historicamente foram as aglomerações urbanas e os problemas a elas associados que fizeram emergir o conceito de qualidade de vida urbana. As aglomerações urbanas de cada período. Assim, percebemos que nós somos os pontos chaves para mudar algo e transformar tudo a nossa volta, sendo que há sempre uma solução viável para resolver nossos problemas e suprir nossas necessidades.

2 – QUALIDADE DE VIDA:

E uma expressão que indica as condições de vida de um ser humano, que envolver várias áreas, como o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

Existe um método de medir a qualidade de vida. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para aferir a qualidade de vida. Esse questionário é composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com