TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blocos Econômicos

Pesquisas Acadêmicas: Blocos Econômicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Blocos Econômicos

No fim dos anos 80 e início dos anos 90, ocorreu um processo que passou a definir a nova tendência da economia mundial: a globalização da economia. A medida adotada pelos Estados nessa situação foi formar blocos econômicos, que tinham como finalidade aumentar e facilitar as relações comerciais entre os estados-membros.

Geralmente os blocos são formados por países de uma mesma região ou continente, ou que tenham algum tipo de afinidade cultural. Entre os países de um bloco econômico, o preço dos produtos é menor, e as tarifas e as taxas alfandegárias são reduzidas. Pelo outro lado, a renda das empresas nacionais é menor.

Os blocos econômicos têm níveis distintos de integração, podendo ser uma Zona de Livre Comércio até o estágio mais avançado, existindo uma união política, econômica e monetária. Entre os blocos econômicos formados com o fim da guerra fria, alguns merecem destaque.

União Europeia

Maior bloco econômico do mundo, a União Europeia foi criada, oficialmente, em fevereiro de 1992, mas teve, antes disso, ligação com processos anteriores, desde o BENELUX, considerado o embrião deste bloco, em 1960.

Atualmente a União Europeia é formada por 28 países. Eles desenvolveram entre si um mercado comum, com um sistema padronizado de leis. A circulação de serviços, pessoas, bens e capitais é livre. O objetivo é melhorar as condições de vida e trabalho na Europa, promovendo a unidade política e econômica do continente. Além disso, busca auxiliar o desenvolvimento econômico em países em fase de crescimento.

Dos 28 Estados-membros, 17 utilizam a mesma moeda, o Euro. Juntos esses países formam a maior economia do mundo.

MERCOSUL

Estabelecido oficialmente em março de 1991, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é formado atualmente por cinco membros plenos: Argentina, Brasil, Paraguai (temporariamente suspenso), Uruguai e Venezuela. O bloco tem também cinco países associados: Chie, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador.

Em 1995 foi instalada a Zona de Livre Comércio e uma União Aduaneira entre os membros, com transações sem tarifas comerciais entre eles e mesmas taxas comerciais com países de fora do bloco.

Em 2006, após a adesão da Venezuela, o MERCOSUL passou a ter um PIB de US$ 1 trilhão (cerca de 75% do total da América do Sul).

NAFTA

O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) entrou oficialmente em vigor em janeiro de 1994, após um tratado entre Canadá, México e EUA. O Chile é membro associado.

O NAFTA tem unicamente como objetivo a criação de uma Área de Livre Comércio. Embora os países-membros tenham regras comerciais em comum, nem todas as mercadorias tem tarifas reduzidas. Isso se deve a certa insegurança dos três países em relação a algumas consequências do tratado.

APEC

Criada em 1993, a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC, na sigla em inglês) é composta atualmente por 21 Estados-membros, em sua maioria da Ásia e da Oceania, além de Chile, Canadá, México e EUA.

A APEC contribuiu muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com