TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boletins 5A3

Trabalho Universitário: Boletins 5A3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO BECK

PLANO DE AÇÃO – 5° ANO

PROFESSORA CAROLINA ESTRADA

OBJETIVOS GERAIS

1. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo respeito.

2. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

3. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e do sentimento de pertinência ao País.

4. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

5. Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

6. Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimentos e no exercício da cidadania.

7. Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos de qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

8. Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideais, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e provados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

9. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquiri e construir conhecimentos.

10. Questionar a realidade formulando problemas a si mesmo e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise e crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

COMPONENTES CURRICULARES

1 LÍNGUA PORTUGUESA

CARACTERIZAÇÃO

A linguagem constrói-se nos movimentos de interação entre as pessoas, sendo assim, encontra-se inserida num contexto sócio-histórico-cultural. Apropriar-se dos saberes lingüísticos favorece o exercício da cidadania, oportunizando, aos sujeitos, o acesso a informação, a produção de conhecimento, a participação, a articulação de pontos de vista entre outros. Inserir-se no mundo letrado contribui com o desenvolvimento da autonomia e da emancipação das pessoas. Nesse sentido, a linguagem auxilia no processo de humanização e, por sua vez, numa dinâmica recursiva, as pessoas influenciam mudanças na própria linguagem, ou seja, a transformação é recíproca e contínua, entre os sujeitos que constituem a linguagem e, ao mesmo tempo, são constituídos pela mesma.

Objetivo Geral:

Adquirir competências relacionadas às linguagens, oral e escrita, que possibilitem a participação no cotidiano, a resolução de conflitos (problemas) e o acesso aos bens culturais do mundo letrado.

Objetivos Específicos:

Valorizar a leitura e a escrita como fonte de comunicação e integração entre as pessoas.

Compreender as mensagens orais e escritas atribuindo significados, identificando elementos que possam revelar os propósitos e intenções do autor.

Utilizar a linguagem oral adequadamente em situações comunicativas variadas, expressando opiniões em trabalhos de grupo, expondo temas estudados para a turma e à comunidade escolar.

Decodificar os diferentes signos na aquisição da linguagem oral e escrita.

Produzir textos de gêneros variados com organização, ortografia, sinais de pontuação adequados e com qualidade argumentativa.

CONTEÚDOS

Articulação dos sons, entonação de voz, observação da pontuação.

Letras: cursiva, script, maiúscula e minúscula.

Leitura de diferentes tipos de textos: literatura infanto-juvenil, gibis, jornais, revistas, rótulos, receitas, cartazes, letras de músicas, filmes, e outros.

Compreensão e interpretação de textos, através de dramatização, releitura, resumo, síntese, questionário e outros.

Escrita de textos utilizando, letra legível, margem, parágrafo, centragem dos títulos, separação das sílabas (final da linha) e pontuação adequada.

Ampliação do vocabulário e estrutura da frase.

Sinais de pontuação.

Ortografia (de acordo com a sondagem).

Classificação conforme o número de sílabas.

Singular e plural.

Substantivo próprio e comum.

Adjetivo.

Acentuação.

Sinônimo e antônimo.

Artigo definido e indefinido.

Identificação dos verbos.

Tempos verbais.

Modos verbais.

Pronomes.

Sujeito.

Sujeito simples e composto.

Sílaba tônica.

Uso do dicionário.

2 MATEMÁTICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com