TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bomba Centrifuga

Exames: Bomba Centrifuga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

1.1 O que são?

A bomba centrifuga na área industrial, é de qualquer forma uma maquina hidráulica ou turbo-máquina, bombeando, elevando, pressurizado ou transferindo líquidos geralmente por tubulação.

1.2 Pra que servem?

Para transportar líquido, geralmente da horizontal para a vertical, podendo transmitir em outros sentidos. É o equipamento mais utilizado para bombear líquidos, elevando, pressurizado ou transferindo fluidos geralmente por tubulação. É mais usada nas áreas de saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais e na indústria em geral. Entre os elementos que compõem a bomba, está o rotor que é uma turbina que cede energia para o fluido à medida que este escoa continuamente pelo interior de suas palhetas. A potência a ser fornecida é externa à bomba, seja um motor elétrico, um motor a diesel, uma turbina a vapor, etc. A transferência de energia é efetuada por um ou mais rotores que giram dentro do corpo da bomba, movimentando o fluido e transferindo a energia para este.

1.3 Princípios de funcionamento:

Bombas Centrífugas são bombas hidráulicas que têm como princípio de funcionamento a força centrífuga através de palhetas e impulsores que giram no interior de uma carcaça estanque, jogando líquido do centro para a periferia do conjunto girante.

1.4 Vantagem:

Algumas das vantagens são: Vazões uniformes, ausência de ponto morto, ocupação de espaço reduzido, menor preço, mais baixo custo de manutenção, apresentam menores vibrações, requerem fundações mais simples, elevação fácil de maiores variedades de fluidos. A vantagem básica de uma boa montagem é a duração da bomba sem danos e com bom funcionamento, pois na montagem muitas vezes podemos possibilitar a paralisação da bomba, desalinhando, danificando compartimentos.

1.5 Desvantagem:

Dentre algumas desvantagens da bomba, aspiração mais difícil, rendimento menor; escoramento (necessidade da bomba e tubulação de sucção estar cheias de líquido, desaconselháveis para pequenas vazões e altas pressões, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com