TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bosquimanos

Pesquisas Acadêmicas: Bosquimanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 4

Características dos Bosquímanos

Modo de vida-São uma tribo arcaica, que Vivem totalmente isolados, levam uma vida pacata e muito feliz.

Organização Social-São extremamente unidos, e usam os animais pra sua sobrevivência, Vivem em pequenos grupos, e compartilham seus poucos objetos e suas tarefas, em procurar alimentos.

Habitat -É extremamente seca e se encontra no deserto do Kalahari savana africana, com animais adaptados ao clima, isolados, e são totalmente dependentes da natureza, ao qual lhe proporciona alimentos e água.

Justiça-Não tem leis, punição, nem violência, nem polícia, nem juízes, nem chefes. Não existem normas ditadas, nem regras que devem ser seguidas.

Política-Eles classificavam como os dois chefes, o mais velho da tribo como experiente e sábio, e o outro quando se atingia uma determinada idade era visto como melhor caçador.

Economia-O nível econômico eram recoletores, isto é, viviam apenas do quere colhiam através da caça e da apanha de frutos e tubérculos, pois ainda não dominavam a agricultura e a pastorícia. Como a maioria do ano é composto por longos períodos de seca, os animais emigram e tornam-se uma raridade, pelo que a caça é considerada um bem de luxo, por ser muito escassa, como a água nessas épocas do ano, e eles para beber água, captam-na do orvalho e de tubérculos. Só nas épocas das chuvas, é que há pastos verdes e muita água para atrair os animais, nesta altura à caça é mais proveitosa.

(Notas: Segundo o princípio de raridade: um bem tem tanto mais valor quando mais raro ele é, ex: ouro, pedras preciosas, petróleo).

Estes têm, porém uma economia de subsistência e existe uma divisão social no trabalho entre homens e mulheres. O homem está encarregue de caçar e ajudar a colher frutos e tubérculos enquanto que a mulher cozinha e trata dos seus filhos. Os materiais usados são unicamente à base de madeiras, pedra e ossos

Educação-Costumes passados de pais para filhos, não castigam, nem falam ásperos com as crianças e as mesmas se comportam bem.

Características dos Iswanos

Organização social -Os Iswanos, por impulso das atividades econômicas, reorganizaram-se socialmente. Trata-se de uma comunidade segmentária-linhageira, porquese organizam em clãs segmentados. Clãs são famílias alargadas em que há umas relações de parentesco como mesmo nome, algumas são patriliniares e outras matrilineares, mas também há bilaterais, enquanto que família alargada são parentesco possível de 2 ou mais gerações. Existem duas classes sociais distintas nos Tswana: clãs aristocráticos eclãs não aristocráticos; e estes distinguem-se pela riqueza de territórios que permitem melhores colheitas e melhores pastagens para gados bem como pelo poder econômico. Esta diferença social fez aumentar as diferenças sociais entre cada clã.Apesar desta comunidade se organizar em diferentes clãs, estes são Exógamos o casamento só é possível entre elementos de clãs diferentes,pelo princípio de incesto.Com a idade do ferro e o ensino da religião, surge uma nova classe social privilegiada constituída por sacerdotes e ferreiros.

Habitat-É uma comunidade sedentária, desenvolve atividade agrícola e ficam próximo de suas casas.

Justiça-Têm autoridade superior que é Polícia e Juiz e as leis são baseadas na cultura ocidental.

Política-Os mais velhos, os sacerdotes e os ferreiros, quem mandam e comandam a família

Economia-Ao contrário dos bosquímanos, já não estão totalmente dependentes da natureza, porque começaram a transformá-la. Ao dominar a natureza,possibilitou-lhes disporem de uma reserva alimentar a nível protéico e de cereais - fruto da agricultura e da pastoreia.Os cereais têm uma duração de três anos quando armazenados, o que lhes assegurava alimento mesmo em anos de mau tempo ou piores a nível da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com