TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bragança

Resenha: Bragança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Bragança, análise do ambiente externo é feita com base nos fatores macroambientais e microambientais. Os primeiros são questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, socioculturais e globais; e os segundos referem-se à estrutura, tecnologia própria, recursos humanos, produtos e serviços e organizações parceiras. Assim Bragança mostra situações favoráveis às organizações e as ameaças, que são situações desfavoráveis ao ambiente de uma empresa considerando o ambiente interno deve ser monitorado também Segundo Bragança, a análise do ambiente externo é feita com base nos fatores de tal forma. As forças de uma determinada empresa podem ser definidas como sendo as suas melhores, competências de negócio, como Know-how, recursos e ferramentas, produtos ou processos.

Já as fraquezas, são o oposto , ou seja , os pontos críticos ou gargalos que geram prejuízo de qualquer natureza à organização. Para realizar a análise SWOT é preciso reunir dados úteis da empresa e do seu entorno e isso é feito através de pesquisas, relatórios, revisões periódicas e publicações. Uma vez reunidos tais dados, é possível então, construir a matriz SWOT.

As maiores contribuições da análise SWOT para organizações, segundo Bragança, são: auxílio às empresas quanto ao seu posicionamento frente ao mercado, representação da essência de uma formulação estratégica uma vez que a organização de matriz é simples e objetiva. Entretanto, a análise SWOT pode não revelar informações úteis às empresas e sim conclusões triviais e gerais. Assim Bragança nos fala que cabe a cada empresa reunir profissionais experientes e capacitados a realizar análise para que as suas conclusões sejam válidas e utilizadas na formação da estratégicas organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com