TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brigada De Incendio

Monografias: Brigada De Incendio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  6.355 Palavras (26 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 26

1

APOSTILA DE BRIGADA DE INCÊNDIO

INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais remotos do ser humano, conhecemos o poder do fogo, não só pelo uso e/ou interesse, mas também pelas catástrofes por ele ocasionadas.

Até a Idade Média, o fogo era um mistério; era definido como sendo um elemento básico (indivisível), juntamente com a terra, a água e o ar.

Modernamente, conheceu-se a origem do fogo, na qual não havia nenhuma força misteriosa, como pensava o homem primitivo, e, sim, um fenômeno químico denominado Combustão.

O fogo, como já dissemos, é útil e destruidor. Quando sob controle, presta grandes serviços: desde o simples fogão doméstico às fornalhas e tantas outras operações industriais. Descontrolado, isto é, quando chamamos de incêndio, causa prejuízos e às vezes sinistros, envolvendo vidas humanas.

- Mas, afinal, o que é o fogo?

- Como tê-lo do nosso lado, ao nosso serviço?

- Como evitar que ele se torne sinônimo de perigo e destruição?

Para isso, é necessário sabermos como ele surge, quais as causas mais comuns que fazem com que tenhamos grandes tragédias, como reconhecer os riscos de incêndios e, principalmente, quais medidas de prevenção devem adotar.

Preocupados na prevenção da vida, meio ambiente e patrimônio, profissionais técnicos da engenharia de incêndio, baseados em Legislações Federal e Estadual, desenvolveram programas técnicos para Brigada de Incêndio

O brigadista é antes de tudo um prevencionista, e deve saber que é muito mais fácil prevenir e é desta maneira que deve pensar e agir, sempre respeitando e orientando para que todos cumpram as normas de segurança, pois tem um lema muito antigo e extremamente atual que diz “o incêndio ocorre onde a prevenção é falha”, mas se houve o princípio de incêndio é necessário agira rapidamente e controlá-lo. Combater um princípio de incêndio é simples, porém um incêndio é extremamente difícil e perigoso.

Caso e empresa atingida pelo incêndio tenha uma equipe de plantão permanente, o brigadista deverá, primeiro, acioná-los. Se isso não for possível então deverá entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, com os seguintes dados em mãos:

 Endereço correto;

 Seu nome;

 Número do telefone que está sendo utilizado, desligue e aguarde a confirmação;

2

 Na confirmação passe os dados complementares tais como: principais ruas e avenidas, estabelecimentos comerciais conhecidos, tipo de edificação (vertical ou horizontal), quantidade de vítimas e demais informações que julgar necessárias para o bom atendimento da ocorrência, sejam elas solicitadas pelo atendente ou não;

 Uma referência conhecida.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

A prevenção de incêndios é um conjunto de normas e ações adotadas na luta contra o fogo, procurando eliminar as possibilidades de sua ocorrência, bem como de reduzir sua extensão, quando ele se torna inevitável, mediante o auxílio de equipamentos previamente estudados, racionalmente localizados e com pessoas habilitadas a utilizá-los.

A população fixa da edificação atendida deve ser educada em relação aos princípios da prevenção de incêndio. O objetivo é conscientizar o maior número possível de usuários em: cursos, palestras e avisos de procedimento – antes e durante eventuais incêndios. Para tanto, devemos conhecer as diversas causas que podem levar a um incêndio e ter o máximo de cuidado para evitá-las.

CAUSAS POSSÍVEIS DE INCÊNDIO

 Instalações elétricas inadequadas;

 Displicência ao cozinhar;

 Prática de ações criminosas;

 Superaquecimento de equipamentos;

 Vazamento de combustível em local aquecido;

 Vazamento de gás de cozinha;

 Balões;

 Negligência em trabalhos de soldagem;

 Exaustores e coifas (depuradores de cozinha) etc.

Relatórios e análises cuidadosas de incêndio ocorridos numa edificação permitem aos responsáveis aplicar medidas necessárias à prevenção de novos incidentes. Inspeções, treinamentos e o respeito a normas e legislações vigentes evitarão novas ocorrências.

COMBATE A INCÊNDIO

Fogo. Sua definição moderna foi feita por Lavoisier, considerado o fundador da química moderna. Antes, o fogo era considerado uma força divina, que, junto com a Terra, a Água e o Ar formavam todos os componentes do universo.

Hoje, conhecemos seus elementos essenciais e como ele acontece. Isso nos deu a chance de desenvolvermos métodos para o seu combate.

Só após o domínio do fogo, foi possível o grande avanço do progresso no MUNDO. No entanto, o fogo foi responsável pela ocorrência de grandes incêndios catastróficos

3

ao longo da história. Alguns incêndios decorrem de causas naturais (raios, calor excessivos, vulcões, terremotos furacões etc.)

Em outros, porém, o responsável é o próprio ser humano, em sua maioria.

O QUE É O FOGO?

Fogo é produto de uma reação química denominada combustão, que se caracteriza pelo desprendimento de luz calor e diversos tipos de gases (inseridos na fumaça). Essa reação química atinge os materiais combustíveis e inflamáveis. Quando forem sólidos ou líquidos, esses materiais necessitam ser transformado em gases, para então se combinarem com o COMBURENTE, em geral o oxigênio.

Líquidos Combustíveis: O ponto de fulgor é igual ou superior a 37,8 °c;

Líquidos Inflamáveis: Ponto de fulgor inferior a 37,8 °c

ELEMENTOS QUE COMPÕEM O FOGO

São quatro elementos que compõe o fogo, dando origem ao tetraedro ou quadrado do fogo.

1. Calor

2. Combustível

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com