TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bubalinocultura

Seminário: Bubalinocultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

BUBALINOCULTURA

Bubalinocultura é a parte da zootecnia especial que trata do estudo e da criação doméstica dos bubalinos. Há registros dessa atividade a cerca de 3.000 a.c na mesopotâmia (Hoje, Iraque). Foram introduzidos no Brasil a pouco mais de 100 anos na ilha de Marajó no estado do Pará, para produção de carne e de leite; servindo ainda, como animal de trabalho (sela, tração, aração e afins), meio de transporte; atração turística, dentre outras finalidades.

Os búfalos, espécie Bubalus bubalis, da família bovídae, tem origem nas regiões mais áridas da Ásia. É um animal de temperamento dócil o que facilita muito para sua criação e manejo, e que se adaptam muito bem às condições ambientais úmidas, como sua pele é preta é com poucos pelos também pertos sofrem muito quando é exposto à luz solar, o que agrava ainda mais é a dificuldade de dispensar o calor extracorpóreo.

No Brasil são registrados pela ABCB (associação brasileira de criadores de búfalos), Quatros raças são elas: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi e Carabao. A raça mais numerosa no país e a Mediterrâneo; a raça Carabao é mais utilizada para corte e trabalho, e a mais apropriada para produção de leite é a Murrah.

O continente asiático abriga em torno de 97 % do rebanho efetivo mundial. O país pioneiro nesta cultura é a Índia onde seu rebanho representa quase a metade da população mundial de bubalinos. O Brasil tem um rebanho de 3,5 milhões de cabeças; os maiores rebanhos são encontrados nos Estados do Pará (753.140), Amapá (94.773), Maranhão (86.435), Paraná (78.618) e Rio Grande do Sul (70.776). Sendo considerada a maior população de bubalinos das Américas. Cálculos apontam que dentro de 30 anos o Brasil chegará a um rebanho de 50 milhões de cabeças.

A carne de búfalo tem aparência similar à carne bovina, porém mais saudável; com 40% Menos de Colesterol, 12 Vezes menos de Gordura, 55% Menos de Calorias, 11% A mais de Proteínas, 10% A mais de Minerais. O índice de gordura intramuscular da carne de búfalo é muito menor do que o da carne bovina, permitindo que, retirando-se a gordura externa, obtenha-se uma carne extremamente magra e saudável.

O leite de búfala, assim como a carne, é mais saudável que a bovina com maior nível de proteínas, vitaminas e baixo teor de colesterol. Dada suas características peculiares, é matéria prima ideal para a elaboração de diversos tipos de queijo, em particular, a tradicional mozarela.

O mercado de búfalos é considerado o negócio mais crescente dentre as outras culturas de animais domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com