TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

(CESGRANRIO/2008 - BNDES - Adaptada) Segundo A CEPAL (Comissão Econômica Para A América Latina), vários Problemas Justificavam Um Esforço De Industrialização Baseado Em Proteção Aduaneira E ações Estatais Na América Latina. É Correto Afirma

Por:   •  3/4/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Que frase abaixo define corretamente as funções da CEPAL?

Escolher uma resposta.

a. Instituição de pesquisa voltada para o desenvolvimento dos mercados financeiros e acionários nos países da América Latina.

b. Comissão da qual participam vários cientistas, entre médicos, físicos e sociólogos, cujo foco é a elaboração de politicas para os sistemas educacionais e de saúde pública na América Latina.

c. Uma instituição fundada por economistas Latino-Americanos nos anos 1940 para pensar o desenvolvimento humano do mundo e de suas regiões, além das relações comerciais entre os eixos leste-oeste.

d. Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por missão discutir e fazer propostas para a superação do Subdesenvolvimento da América Latina.

e. Instituição que participou de forma incisiva na formulação de polÍticas industriais e de tecnologia da informação para os países centrais.

Question 2

Notas: 1

Sobre a Competitividade, julgue se os seguintes itens são corretos ou incorretos.

I – Competitividade é a característica do que é competitivo. Em termos econômicos a competitividade vem dos preços das mercadorias, qualidade, disponibilidade, prazo de entrega etc.

II – Competitividade Espúria é a competitividade obtida com o uso de recursos ilícitos e imorais.

III – Competitividade autêntica é obtida com o uso adequado de recursos produtivos disponíveis e respeitando as leis trabalhistas, tributárias, ambientais etc.

IV – Competitividade é definida como os ganhos nas relações de comércio.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Apenas o item IV está incorreto.

b. Todos os itens estão corretos.

c. II, III e IV estão corretos.

d. Somente os itens II e III estão corretos.

e. Todos os itens estão incorretos.

Question 3

Notas: 1

Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização obtidos nesta aula, julgue as seguintes frases como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde à sequência correta, na ordem das frases.

I – As economias latino-americanas conseguiram conciliar a exploração econômica dos recursos primários juntamente com uma indústria de razoável nível técnico, o que propiciou o avanço do seu processo de industrialização concomitantemente ao resto do mundo.

II – Industrialização é um processo histórico-social por meio do qual a indústria fabril se torna o setor predominante da economia de um país.

III – A industrialização começou na Inglaterra com a Revolução Industrial, espalhando-se depois pela Europa, Estados Unidos e Japão, e, mais tarde, por países da América Latina e Ásia.

IV – O processo de industrialização caracteriza-se pela formação de um núcleo de indústria pesada, produtora de matérias-primas básicas e de máquinas-ferramentas (indústrias de base) e alimentadora de todo o parque industrial.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.

Escolher uma resposta.

a. V, V, F, V

b. F, V, V, V

c. V, F, F, F

d. F, F, V, V

e. F, V, F, V

Question 4

Notas: 1

Sobre o progresso técnico, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a. É definido pelos avanços no sistema educacional e pela especialização de uma economia.

b. Está presente nos países subdesenvolvidos, pois estes baseiam sua competitividade na geração, difusão e adoção de progresso técnico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com