TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS POLITICAS- DIREITO

Pesquisas Acadêmicas: CIENCIAS POLITICAS- DIREITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  469 Visualizações

Analise com atenção este texto de Mahatma Ghandi:

"Amigos meus que me conhecem têm verificado que eu tenho tanto de um homem moderado quanto de um extremista, que eu sou tão conservador como revolucionário. Assim se explica, talvez, a minha boa sorte de ter amigos entre esse tipos extremos de homens. Essa mescla, creio, corre por conta da minha própria ahimsa".

Recuso-me a ser escravo de precedentes - afirma - ou a praticar algo que não compreenda nem possa defender com base moral. Não sacrifiquei princípio algum a fim de obter alguma vantagem política.

O que pensais, passais a ser.

Tudo o que vive é o teu próximo.

O teu inimigo se renderá, não quando sua força esgotar, mas quando o teu coração se negar ao combate.

Substituir uma vida egoísta, nervosa, violenta e irracional por uma vida de amor, de fraternidade, de liberdade e de raciocínio é a sua palavra de ação.

A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros que exigem o uso de armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas que o mundo dispõe. A não-violência é o primeiro artigo da minha fé; e é também o último artigo do meu credo.

Indaga-se:

a) Como se manifestou concretamente o "Movimento de Não Cooperação Não Violenta" liderado por Gandhi no processo de descolonização da Índia?

b) Este movimento pode ser reconhecido como uma forma de expressão do direito de resistência?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com