TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO DEVE SER UMA BOA LETRA

Seminário: COMO DEVE SER UMA BOA LETRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  249 Visualizações

COMO DEVE SER UMA BOA REDAÇÃO

Na redação escolar, a busca de novas formas de expres¬são deve resultar numa linguagem espontânea e simples, mas inteligível e enriquecida de sentido vivencial. As qua¬lidades de estilo vão-se aprimorando a cada nova expe¬riência redacional, criando, reconstruindo ou inovando.

As dificuldades para redigir podem ter origem na ti¬midez, no receio da iniciativa inovadora, na falta de estí¬mulos, em métodos didáticos desinteressantes ou, ainda, num conjunto de fatores que bloqueiam a escrita.

Sentimo-nos à vontade quando nos expressamos oralmente, mas embaraçamo-nos no momento de orde¬nar as idéias textualmente. É na escrita que a comu¬nicação revela nossa condição intelectual.

Ao escrevermos, fazemos da linguagem nossa con¬quista maior, combinando as impressões dos sentidos, a vivência pessoal e o pensamento crítico. Para aperfeiçoar o exercício redacional, devemos aguçar a capacidade de interpretação, o espírito questionador e analítico, bem como o desprendimento para criar e inovar.

Assim, a redação, como atividade compensadora e satisfatória, é produto de um saber linguístico, da orde¬nação do pensamento e da imaginação criadora, num contínuo e diletante processo de aprendizagem.

LINGUAGEM DA REDAÇÃO

Uma das qualidades do bom texto é justamente o capricho na linguagem. A variabilidade linguística, ou seja, o repertório do falante revela-se como componente na construção textual. Há uma série de recomendações, então comecemos por uma simples.

Existem verbos extremamente empregados dada a sua funcionalidade. Eles são saudáveis, logo não há nenhum impedimento na sua utilização. O problema reside justamente na exaustiva repetição, revelando um repertório pequeno do escritor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com