TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE

Ensaios: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste texto procuramos destacar a importância do homem na sociedade, onde ele em determinados momentos históricos vai se construindo enquanto sujeito, realizando no seu dia a dia uma relação entre mito e cotidiano tendo como base a linguagem para auxiliá-lo no seu desenvolvimento.

Destacamos também a importância da educação e seus diferentes momentos históricos.

DESENVOLVIMENTO

O homem é um ser social, construtor da sociedade, histórico e ativo. Imerso em um processo de interações sociais e relações com claras marcas culturais, ele constrói e reconstrói a sociedade, a história social e a si mesmo, de modo que o conhecimento sobre si próprio é marcado por influências culturais. Nesse processo, a pessoa vai construindo a noção de subjetividade, constituída a partir de características sócio histórico que são atribuídas aos sujeitos através da sua relação com os outros e com o mundo. Mesmo com essa noção de sujeito ele vem sofrendo modificações ao longo das variadas épocas. Diversas subjetividades são construídas social e dinamicamente a partir de práticas e concepções culturais vigentes, o que supõe diferentes modos de organização da concepção de sujeito ao longo da história social, atualmente na pós-modernidade, observa-se um maior direcionamento do homem para si mesmo e seu mundo interno.

Quando pensamos na origem das coisas logo associamos ao mito, quando falamos em cotidiano, pensamos na atualidade de que se revestem essas coisas. No entanto para entendermos algumas vezes expressões utilizadas pelo povo é preciso conhecer as narrativas que nos contam a origem do mundo onde habitamos. Assim modernamente, podemos dizer que o mito sobrevive em calendários, na liturgia, em cerimônias oficiais, preso aos rituais que comandam tais ocorrências, nas sociedades avançadas em que o homem curvado sob o peso do tecnicismo e da barbárie mecanicista, é subjugado pelo progresso feroz que o encurrala e o faz desempenhar o papel de aprendiz de feiticeiro. Assim se ao mito estão entrelaçadas as nossas falas atuais, devera ele estar presente, também, na escola e nos conteúdos trabalhados por ela para que os alunos e professores possam compreender e atualizar as relações estabelecidas ao longo do tempo, entre os fatos históricos e as narrativas que os relatam.

Sabemos que a linguagem é a primeira forma de socialização da criança e, na maioria das vezes é efetuada pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como por meio de histórias que expressam valores culturais. A socialização da linguagem pode ocorrer também da forma implícita. Desta forma, através da linguagem a criança tem acesso a valores, crenças e regras adquirindo os conhecimentos de sua cultura antes mesmo de aprender a falar.

O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes: pragmático, que se refere ao uso comunicativo da linguagem, morfológico envolvendo a percepção e a produção de sons para formar as palavras, semântico, respeitando as palavras e seus significados e por fim o gramatical, compreendendo as regras sinápticas e morfológicas para combinar palavras em frases compreensíveis.

Podemos observar que o processo de aquisição da linguagem está associado á educação por ser percebida de várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com