TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL E ROTINAS TRABALHISTAS

Trabalho Escolar: CONTABILIDADE EMPRESARIAL E ROTINAS TRABALHISTAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 10

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................5

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS.........................................................................5

3.PROCESSO CONTABIL.........................................................................7

4 . JUROS...............................................................................................10

4.1 REGIME JUROS SIMPLES ......................................................................10

4.2 REGIME JUROS COMPOSTOS...............................................................10

5.0 ANALISE MERCADOLOICA ....................................................................11

6 ANALISE DA LEI COMPLEMETAR 123/2006 ..............................................12

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................13

8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................14

Trabalho de Contabilidade Empresarial e Rotinas Trabalhistas a ser apresentado no 2° semestre do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, sob a orientação dos professores das Disciplinas.

.

Vilhena

2013

1 INTRODUÇÃO

O estudo dos temas abordados nesse trabalho tem por objetivo levar a uma compreensão mais profunda sobre os processos de gerenciamento de uma empresa que incidem da sua abertura até o seu desenvolvimento no mercado.

Mostra a grande importância do profissional contábil nesse meio e relata sobre procedimentos básicos realizados por ele no seu dia a dia de trabalho como, por exemplo, a elaboração da folha de pagamento de funcionários e a especificação de descontos e proventos inclusos nela.

Serão abordados também temas que influenciam no planejamento e na motivação e liderança do grupo dentro de uma organização e as técnicas para obter o sucesso esperado através deles, além de mostrar a importância da matemática financeira e da análise de mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS

A elaboração da folha de pagamento deve realizar-se mensalmente, de forma coletiva por estabelecimento da empresa a todos os segurados a seu serviço.

Tendo que:

Discriminar o nome dos segurados, indicando o cargo, a função ou serviço prestado. Organizar os funcionários por categoria.

Destacar o nome de funcionárias que estejam recebendo o salário-maternidade. Colocar em evidência as parcelas integrantes e não integrantes da remuneração e os descontos legais.

Os pagamentos deverão ser efetuados até o 5° dia útil do mês subseqüente àquele já trabalhado, através de um contra-recibo assinado pelo empregado ou no caso de analfabeto através da sua impressão digital, e ou por meio de deposito em conta bancária ou cheque.

Para isso se faz necessário ter conhecimento sobre todos os temas que são constantemente utilizados na folha de pagamentos:

A. ) Horas extras: A jornada de trabalho diária é de 8 horas, podendo ser acrescidas de horas suplementares desde que a remuneração pelas horas a mais sejam acrescidas com no mínimo 50% sobre a hora normal nos dias úteis e de no mínimo 100% em domingos e feriados.

B.) RSR- Repouso Semanal Remunerado: Segundo o art. 67 da CLT, todo empregado tem direito a um dia de descanso semanal remunerado, preferivelmente aos domingos. As horas extras freqüentemente prestadas devem ser computadas no cálculo do Repouso Semanal Remunerado.

C). Adicional de Insalubridade: Ocorre quando há a prática de trabalho em condições nocivas à saúde como a exposição excessiva à poeira, umidade entre outros. Obtendo com isso o direito a receber um adicional a seu salário de acordo com o nível de insalubridade da atividade calculado com base no salário mínimo, variando entre 10%, 20% e 40%.

D.) Adicional de Periculosidade: É proposto o adicional de periculosidade em atividades perigosas de trabalho que exijam contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco e é equivalente a 30% do seu salário base.

E.) Adicional Noturno: É o acréscimo de 20% nas horas trabalhadas à noite, do trabalho urbano e de 25% no trabalho rural. As horas trabalhadas durante a noite tem duração de 52 minutos e 30 segundos, considerando que a cada 7 horas equivale a 8 horas trabalhadas.

F.) Salário família: É um beneficio ao trabalhador com filhos menores de 14 anos e que tenha remuneração mensal de até R$752,12. Caso o pai e a mãe estiverem enquadrados nas categorias e faixa salarial os dois terão direito a receber o benefício.

G.) Faltas: Quando há faltas injustificadas o empregador pode descontar do empregado faltas e atrasos, e o Repouso Semanal Remunerado da semana em que ele não tenha trabalhado de forma integral. Com isso tendo o empregado se ausentado sem justificativa em um dia da semana pode ter descontado o dia faltado e mais um dia referente ao RSR.

H) Desconto de INSS: É a contribuição feita pelo empregado e pela empresa à Previdência Social, segundo as normas estabelecidas. As duas contribuições são de responsabilidade do empregador repassar a Previdência Social.

I.) Desconto IRRF- Imposto de Renda Retido na Fonte: Para os rendimentos do trabalho assalariado, desconta-se o IRRF para repassaras a Receita Federal de com acordo com a tabela específica onde as alíquotas variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%. Lembrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com