TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIMINALISTICA - SUICÍDIO

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

1-Introdução

Suicídio é o ato de matar a si mesmo. Suas causas mais comuns são depressão, transtornos mentais, psicológicos ou bipolares, uso de drogas, esquizofrenia e alcoolismo.

Milhões de pessoas por ano cometem tal ato e o suicídio se tornou a décima causa de morte no mundo, dentre essas pessoas, a maioria é adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade. De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata. Contudo, estima-se que há cerca de 15 milhões de tentativas de suicídios não fatais por ano em todo o mundo.

O suicídio é um fato que, em geral não pode ser prevenido, porém existem alguns indicadores de risco, são eles:

Tentativa anterior;

Meios disponíveis para o suicídio;

Planejar um testamento;

Luto pela morte de alguém próximo;

Falta de esperança ou pessimismo, dentre outros.

Quando alguém comete suicídio, e existe o acionamento da Polícia, torna-se um fato em que se exija as providências necessárias e a Polícia Militar muita das vezes sendo a primeira a chegar no local, deve estar ciente das atividades que deve desenvolver.

2-Objetivos

Buscar princípios e elementos do exame pericial, conhecer a importância para preservação e local do crime e mostrar ao policial a importância do trabalho da PMMG em local de crime e onde ele está inserido nesse contexto.

2.1-Para entender os princípios do exame pericial, três perguntas são básicas: o quê? (existência de delito ou fato); quem? (pessoas envolvidas); como? (maneira que aconteceu o fato).

2.2-Definições de “local de crime”:

“Toda área onde tenha ocorrido qualquer fato que reclame providências da polícia”(C. Kehdy);

O ponto de partida da investigação criminal. Hoje não se concebe qualquer procedimento de análise investigatória de fatos delituosos materiais sem o exame do local de crime.(A. Espindula);

É a porção do espaço compreendida num raio que tendo origem o ponto no qual é constatado o fato, se estenda de modo a abranger todos os lugares em que, aparente, necessária ou presumivelmente, hajam sido praticados, pelo criminoso, ou criminosos, atos materiais, preliminares ou posteriores, à consumação do delito e com este diretamente.(E. Rabelo)

Desenvolvimento

Falta de isolamento e preservação do local do fato é um grave problema no Brasil, e cabe ao policial militar, sendo o primeiro interventor na ocorrência, tomar algumas atitudes que serão citadas abaixo.

Primeiramente se atentar para a própria segurança e depois verificar as vítimas no local. Elaborar medidas e condições para que não haja contaminação, e para que as evidências materiais e alterações sejam reduzidas o mínimo possível.

Deve haver um isolamento do local e qualquer pessoa que não seja importante na ocorrência deve ser retirada do cordão de isolamento. Não tentar achar vestígios ou promover um parecer sobre o fato, pois somente o perito criminal possui habilidade para isso.

Não permanecer no interior da área isolada, visto que pode acarretar em alterações do local ou vestígios/evidências. Se houver cadáver, não cobrir, independente do local ou tipo de cobertura, uma vez que pode danificar provas ou alterá-las. Promover custódia do local, a responsabilidade quanto à proteção do local só termina quando o procedimento de exame da perícia for concluído.

Define-se uma ferramenta necessária e eficaz para um bom isolamento a ATITUDE dos policiais.

Estudo de caso

Segundo denúncia, o corpo de uma mulher foi encontrado no centro de Porto Alegre em 261200Mai14-Sex. A perícia foi acionada e o local foi isolada para o trabalho pericial. Segundo informações da perícia, uma mulher de 34 anos cometeu suicídio ao se jogar do muro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (474.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com