TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Dissertações: CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O avanço do pergaminho ao papel percorreu um longo período de tempo. Em contrapartida, as mudanças em uma era tecnológica vem atropelando o tempo, acontecendo de uma forma bem mais rápida devido a absolescência da informação e dos suportes tecnológicos. Atualmente o campo das informações vêem tomando o mundo digital, uma vez que com a internet e o acesso à dispositivos eletrônicos, fica-se mais cômodo buscar suas informações sem a necessidade de um deslocamento físico a algum lugar, à uma biblioteca, por exemplo.

Com a entrada da tecnologia nas bibliotecas, muitas mudanças tem sido observadas e acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico tem sido um desafio. Esta realidade não pode, porém, ser ignorada. Cabe às bibliotecas o empenho em adaptar-se a nova realidade e buscar integrar os desafios impostos pela tecnologia, desenvolvendo um novo modelo de negócio de forma a permitir que os e-books sejam aliados no processo de modernização, representando um caminho sem volta nas unidades de informação.

Naturalmente, em tempos de era digital, o aluguel de livros vem ganhando espaço, sendo um grande atrativo, pela facilidade e comodidade que traz a quem procura o serviço. Muitos dispoe de livros impressos e outros de ebooks(livro digital).

É consideravel que ainda nao é um grande mercado, mas vem crescendo, aos poucos, cada vez mais, em sites seguros, que cumprem o que propoe ao cliente de forma ética.

Um livro digital (livro eletrónico/eletrônico ou o anglicismo e-book) é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital)

Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF, HTML e o ePUB. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de Internet para ser aberto. O Epub é um formato de arquivo digital padrão específico para ebooks.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital)

Primeiramente as bibliotecas ainda encontram dificuldades para inclusão de conteúdo digital aos seus acervos. Nos Estados Unidos e Europa a situação já evoluiu, porém avanços e ajustes ainda são necessários. A inclusão de ebooks iniciou-se nas bibliotecas universitárias e depois nas públicas, corporativas e escolares. (http://revolucaoebook.com.br/faz-sentido-pagar-uma-assinatura-para-alugar-ebooks/ | Revolucaoebook.com.br)

Outra questão que deve ser ressaltada é o alto custo para aquisição dos ebooks. Se o modelo de negócio escolhido para compra for o aquisição perpétua, os valores dos livros eletrônicos são um pouco mais baratos que as versões impressas, o que tem feito muita biblioteca questionar até que ponto vale a pena investir em acervos digitais, principalmente devido a suas implicações de acesso e gestão. Se a compra for realizada por assinatura, a complexidade também é presente, com a preocupação de custos crescentes para manter os títulos assinados ao catálogo, ocorrendo a substituição ou adição de novos títulos, editores ou autores a cada renovação. Também deve ser analisado o investimento contínuo realizado pelas instituições, sem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com