TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camisinha

Relatório de pesquisa: Camisinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.657 Palavras (23 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 23

Resumo

Atualmente o uso de preservativos entre os brasileiros não é um número satisfatório. Doenças como AIDS, Sífilis e outras DST’s estão presentes entre a população de uma maneira preocupante. Com base nas pesquisas, o aumento destas doenças, foi o maior impulso para que o Governo Federal e o Ministério da Saúde começassem as distribuições de preservativos e campanhas de conscientização. A partir deste momento as empresas começaram a investir mais no mercado de preservativos.

Desenvolvemos um estudo de mercado de preservativos masculinos no Brasil, analisando dados macros ambientais como, por exemplo, influências culturais, econômica e micro ambiental analisando dados como os principais players, segmentação e posicionamento das marcas.

Identificando os fatores positivos e negativos do produto, conseguiremos compreender o cenário atual do mercado de preservativos.

Após analise e compreensão dos dados que representam o mercado de preservativos, diagnosticamos o mercado como médio atrativo devido a grande concorrência e o comportamento do consumidor. Isso indica que uma empresa interessada neste mercado deverá ter forte diferencial, bom capital de investimento e boas estratégias de marketing, para conseguir atender da melhor forma os desejos e necessidades deste público.

ABSTRACT

Currently the use of condoms among Brazilians is not a satisfactory number. Diseases such as AIDS, syphilis and other STDs are present among the population of a worrisome way. Based on research, the increase of these diseases, it was the biggest boost to the Federal Government and the Ministry of health started distributions of condoms and awareness campaigns. From this moment the companies started to invest more in the condom market.

Develop a market study analyzing data macro environmental factors such as cultural, economical and influences on data micro ambient analysis as main plays, segmentation and positioning of the brands.

Identifying the positive and negative factors of the product, we can understand the current scenario of condom market.

After analysis and understanding of the data representing the condom market, we diagnosed the market as attractive medium due to strong competition and consumer behavior. This indicates that a company interested in this market should have strong differential, good investment capital and good marketing strategies in order to meet optimally the needs and desires of the public.

Introdução

A origem do preservativo é desconhecida, mas sabe se que mesmo em diversas outras formas, ele é usado no mínimo há quatro séculos. O primeiro indício real surgiu em 1564 quando a anatomista italiano Gabriel Fallopius, prescreveu o uso de envoltório de linho no pênis, durante o ato sexual para evitar disseminação de doenças, no entanto a arte egípcia antiga que o uso de preservativos antecede o século XVI. Ao exibir figuras com algum tipo de envoltório no pênis. Os preservativos inicialmente colocados a venda surgiram no século XVIII, e eram feitos com membranas de intestinos, especialmente de carneiros, e vendidos a alto custo, o que tornava sua produção e utilização restritas. Em meados do século XIX, com a descoberta do processo de vulcanização da borracha, os preservativos evoluíram e começaram ser produzidos em escala comercial. Sua qualidade e funcionalidade foram mudando a partir da década de 30 e outra revolução com o desenvolvimento do látex liquido que substituiu a vulcanização da borracha na fabricação dos preservativos. Mas fácil de ser trabalhado do que a borracha dissolvida, o látex permite a produção de membranas mais finas e resistentes, melhorando continuamente a qualidade dos preservativos.

A alta eficiência do látex também permitiu à redução do custo, da mão de obra e consequentemente a produção e utilização em massa do produto A tecnologia do látex continuou a se desenvolver e surgiram ainda as camisinhas de poliuretano.

Só então na década de 80 quando a epidemia da AIDS começou a se expandir mundialmente, que foi precisa a implantação de métodos contraceptivos.

O Preservativo Masculino

O preservativo é um produto e método contraceptivo constituído por um invólucro de látex de borracha natural fina, pré-lubrificado ou em poliuretano ultrafino que vem enrolado e funciona como uma barreira física que impede o contato de fluidos genitais do corpo humano durante o ato sexual evitando assim uma gravidez ou a transmissão de infecções. Atualmente, a maioria dos preservativos é fabricada em látex, embora alguns sejam fabricados com outros materiais, como poliuretano ou poliisopreno. Existe também o preservativo feminino, geralmente fabricado com nitrilo.

Tendo o formato anatômico, sua extremidade aberta de preservativo deve terminar por uma bainha integral. Os preservativos masculinos são geralmente embalados no interior de uma embalagem de alumínio, enrolados, e desenhados para serem colocados na extremidade do pênis. É importante que na extremidade seja deixado um pequeno espaço de modo a formar um reservatório que possa recolher o sêmen ejaculado; caso contrário, pode ser impelido a sair pela base.

O látex utilizado na fabricação dos preservativos tende a deteriorar-se com o tempo. Os preservativos masculinos devem ser acondicionados de forma a serem protegidos durante a armazenagem. Nunca devem ser armazenados por um período maior que o necessário, especialmente em climas quentes. Eles devem ser armazenados em lugar frio, seco e devem ser colocados por um período maior que necessário, especialmente em climas quentes. Eles devem ser armazenados em lugar frio, seco e colocados em embalagens na qual o conteúdo não esteja sujeito a danos mecânicos ou à luz solar.

O Início do Preservativo no Brasil

Desde 1980 o Ministério da Saúde (OMS) tem disponibilizado dados epidemiológicos sobre AIDS no Brasil, sendo a grande incidência de casos de AIDS no país o motivo de preocupação de políticas governamentais. No contexto da epidemia de AIDS no Brasil, o direito à prevenção e ao tratamento é reconhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com