TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canabidiol

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Canabidiol

Estudos feitos por pesquisadores, já apontaram para a eficácia do Canabidiol contra a perda de memória provocada pelo Mal de Alzheimer (desde que a doença seja tratada no início), tratamento de pacientes com mal de Parkinson  (apresentando melhoras na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes), tratamento para ansiedade, transtornos psiquiátricos e até quadros de epilepsia, sendo até relatado casos em que após começar a utilizar a droga teve-se uma redução de 80% dos ataques epilépticos. 

Mesmo a maconha possuindo Tetraidrocarbinol (THC), a substância responsável pela psicoatividade da droga, o Canabidiol não possui esse efeito. Porém, a sua utilização como remédio ainda não é permitida no Brasil, somente pode ser adquirido através de uma autorização especial concedida pela Anvisa para importar tal substância.

Um dos principais fatores que prejudica a autorização para a produção desse medicamento no Brasil é o preconceito, devido ao fato desse remédio ser produzido a base da maconha. Entretanto, já existem várias evidencias cientificas que vão se acumulando cada vez mais, demonstrando a importância do Canabidiol, tanto por médicos da Europa quanto por médicos brasileiros. Já demonstraram, como dito anteriormente, que o uso do Canabidiol em pacientes com mal de Alzheimer é eficaz contra a perda de memória e os tratamentos com derivados da droga têm se mostrado muito promissores.

Em pesquisas realizadas no Brasil pela USP, mostraram que o Canabidiol possui uma grande eficiência como ansiolítico, o remédio que combate a ansiedade, não causando nenhum tipo de dependência. Outro fator benéfico relatado pelas pesquisas é a redução do medo que as pessoas tinham ao falar em público, uma fobia conhecida como Glossofobia. Para se provar isso foi feita uma experiência em que um grupo foi dividido em dois grupos de 12 pessoas, tendo um grupo recebido uma dose de 600 mg do Canabidiol e o outro um placebo. Após um determinado tempo, foram realizados testes para simular uma apresentação em público cujo grupo que recebeu a dose de Canabidiol acabou tendo um melhor desempenho perante o outro grupo, demonstrando mais confiança e menos ansiedade nos discursos. De acordo com os médicos que realizaram essa pesquisa, espera-se que futuramente o Canabidiol possa ser utilizado no tratamento de transtornos da ansiedade, devido à capacidade que essa substância tem de reduzir a ansiedade e possuindo uma menor sedação.

Uma possível liberação foi discutida pela Anvisa, mas nenhuma decisão foi tomada. Esse adiamento para uma tomada de decisão só acaba aumentando o sofrimento das pessoas que possuem parentes sofrendo com convulsões, em alguns casos as pessoas que utilizam o Canabidiol chegam a não apresentar mais nenhuma convulsão.

O Canabidiol não possui efeitos colaterais, dependência e nenhum fator negativo descoberto até hoje, podendo ser uma solução para diversos problemas médicos que ainda hoje não possuem uma solução. Mesmo com todos esses prós, o preconceito e a negligência acabam impedindo uma solução para o tratamento de diversas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com